Menu

Projeto RespirAR, referência internacional de pessoas com sequelas de COVID-19 foi indicativo do deputado João Luiz

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
O deputado João Luiz construiu um anteprojeto de lei e indicou para o Governo do Amazonas até sua criação.

O RespirAR, referência internacional no tratamento de pessoas que tiveram sequelas da Covid-19 foi um indicativo do deputado estadual João Luiz (Republicanos) ao Governo do Amazonas. O projeto realizou mais de 162 mil atendimentos, alcançando cerca de 25 mil pacientes no estado.

O projeto recebeu a visita da Organização Mundial da Saúde (OMS) e foi apresentado como trabalho científico no 31º Encontro Internacional da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), na Universidade de Coimbra (UC), em Portugal.

“O RespirAR ganhou notoriedade regional, nacional e internacional. A ideia é tornar o projeto uma política pública permanente do Amazonas, o que pode viabilizar mais recursos e a expansão do projeto para outros municípios do estado”, disse o deputado João Luiz.

Para o paciente reabilitado do RespirAR, Luiz Gonzaga, o projeto veio para ajudar pessoas que não tinham condições de pagar um fisioterapeuta ou profissional especializado para a recuperação de Covid-19.

“O projeto para mim foi de suma importância, foi primordial para a minha vida. Passei três meses sem andar, estava com 50% do meu pulmão comprometido e com projeto voltei a normalidade”, explicou Gonzaga.

O RespirAR
O projeto surgiu como uma ação de caráter emergencial em fevereiro de 2021, durante a segunda onda de COVID-19 no Estado do Amazonas para tratamento de pessoas com sequelas do vírus. O deputado João Luiz construiu um anteprojeto de lei e indicou para o Governo do Amazonas até sua criação.