A Apple lançou recentemente uma atualização de urgência com correções de falhas de segurança que atingiam o iPhone e que representavam uma séria ameaça aos usuários. A nova atualização tem como objetivo corrigir estas vulnerabilidades.
Atualização iOS 15.6.1
Na última quarta-feira (17/08/2022) a Apple lançou uma atualização para o iOS 15 (atualização 15.6.1) com o objetivo de corrigir falhas de segurança graves. O update apareceu alguns dias antes do lançamento da nova versão do sistema operacional, o iOS 16.
- As atualizações vão ficar disponíveis para usuários de iOS 14 e iOS 15 – aliás, aparelhos com o iOS 14 também vão poder rodar o iOS 15, uma alteração sem precedentes nos últimos seis anos de lançamentos da Apple.
Todos os modelos desde o iPhone 6 e todas as três gerações do iPhone SE serão afetados pela atualização da Apple, mas ela não se aplica à versão do iOS 16 que é produzida para dispositivos a partir do iPhone 8.
Para aparelhos iPad, o novo update vai incluir usuários de iPad Pro, iPad Air (a partir do modelo iPad Air 2), iPad Mini 4 (ou modelos mais novos) e iPad a partir da quinta geração.
Detalhes sobre a atualização
A atualização foi uma surpresa. Afinal, acreditava-se que a última versão antes do iOS 16 (programada para setembro deste ano) seria o iOS 15.6, mas o novo update lançou o iOS 15.6.1.
As atualizações são, basicamente, correções de falhas de segurança identificadas no iOS. A Apple divulgou detalhes das melhorias de cibersegurança indicando as principais mudanças trazidas pelo iOS 15.6.1.
Há dois elementos atingidos pelas atualizações: Kernel e WebKit. O primeiro elemento é uma aplicação que pode conseguir executar códigos arbitrários com privilégios Kernel, o que pode ter sido usado para criar vulnerabilidades que usavam de maneira maliciosa esta habilidade.
O outro elemento, o WebKit, poderia ser usado para criar conteúdo web malicioso utilizado para executar códigos prejudiciais de forma arbitrária. A Apple divulgou que as duas vulnerabilidades foram corrigidas com o novo update de segurança.
Como fazer a atualização
A atualização de segurança é bastante simples. Os usuários só precisam ir até as configurações do dispositivo (em Ajustes) e escolher a opção de Atualizar (Software Update). Depois, é só fazer as confirmações seguintes.
Em poucos minutos, seu aparelho já ficará atualizado com as correções de segurança mais recentes. A atualização não é muito pesada. Se seu dispositivo estiver entre a lista de aparelhos incluídos na atualização, vai ficar fácil acessar as melhorias mais recentes lançadas pela Apple.
Informacoes de engenhariae