UARINI (AM) – Na sexta-feira (22/07), a Secretaria Municipal de Produção do município de Uarini, em parceria com a Associação de Produtores Indígenas do Miratu (APIAM), Associação de Produtores de Farinha da Região de Uarini (APRU) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), realizaram uma Oficina de Boas Práticas na Produção de Farinha.
O evento teve como objetivo a troca de experiências entre produtores da conhecida farinha “ovinha” no município de Uarini, com objetivo de melhorar a produção, tão importante na economia do nosso município, e de buscar agregar mais valor a esse produto no momento da comercialização.
O evento aconteceu com palestras educativas sobre os seguintes temas:
Participação da Secretaria de Assistência Social, com a psicóloga Kellen Cristina, sobre Violação de Direitos; Sistema Agroflorestal, apresentada pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Waldir Pereira e sua equipe; Sistemas e Técnicas de Produção, com o agrônomo Walace Batista, convidado pela Secretaria de Produção.
O escritório local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), por meio do técnico Manoel Pereira, fez uma palestra sobre o Agronegócio.
O presidente da Associação dos Moradores e Usuários da Rdsm Antônio Martins (Amurmam), Raimundo Zexéu, falou sobre sua experiência com a associação e os processos de produção da farinha Ribeirinha, marca reconhecida e vendida em muitos supermercados e restaurantes da capital Manaus.
Por sua vez, o presidente da Apru, José Albino, falou sobre a importância do fortalecimento da associação e também do Selo de Indicação Geográfica – IG, reconhecimento concedido à região desde 2019.
A extensão do selo acaba de ser concedida a uma nova casa de farinha de Uarini, após fiscalização de Equipe de Regulamentação Técnica da APRU. Os auditores deram parecer positivo a Casa de Farinha da Família Geraldinho, que se tornou a primeira casa de farinha da sede do município a poder vender farinha “ovinha” com o IG.
Após as palestras, realizou-se a parte prática da oficina, onde uma equipe formada por produtores da APIAM, apresentou técnicas e experiência no processo de Produção da Farinha Ovinha de Uarini. Toda a programação contou com a participação de agricultores da sede da cidade de Uarini, das comunidades de Campo Novo, Vila Soares, Punã, Nossa Senhora de Fátima, situadas na área rural, assim como da localidade de Ipapucu, situada no município de Tefé.
A prefeitura municipal, na administração Antônio Uchôa e Hudson Frazão, deu apoio total ao evento fortalecendo e valorizando o setor primário de Uarini.