O Ministério Público Estadual (MPE) investiga os gastos de 24 prefeituras de Mato Grosso com shows artísticos e festas. A maioria dos eventos são referentes a aniversários de emancipação dos municípios e a determinação para apuração foi protocolada na quarta-feira (1).
Conforme o MPE, o procurador-Geral de Justiça, José Antônio Borges, determinou, por meio de despacho, que se investigue as circunstâncias dos eventos e os gastos.
“Circulam em veículos de imprensa nacional e local notícias sobre atrações artísticas musicais contratadas para eventos em municípios mato-grossenses, segundo indicam, custeados com recursos públicos”, explica o procurador.
Desde o mês passado, diversas prefeituras do país têm sido alvo de apuração por conta de valores exorbitantes pagos por shows sertanejos. Há ocorrência de cachê de R$ 800 mil que seria pago ao cantor Gusttavo Lima para apresentação em pequeno município de Roraima. O sertanejo também receberia mais de R$ 1 milhão para evento em Minas Gerais.
O Ministério Público de Roraima abriu investigação sobre o gasto e constatou que dinheiro destinado ao pagamento do artista era oriundo de verbas da Saúde e Educação. Diante disso, outros estados também passaram a apurar os valores.
“Diante do exposto, a considerar o dever institucional do Ministério Público de tutelar pelo patrimônio público e pela moralidade administrativa, determino: i) o registro do presente despacho avulso, acompanhado das citadas notícias, como Notícia de Fato no Sistema Integrado do Ministério Público – SIMP”, diz o despacho representante do MPE.
Veja prefeituras sob investigação
Gaúcha do Norte
Porto Alegre do Norte
Figueirópolis D’Oeste
Sorriso
Nortelândia
Salto do Céu
Alto Taquari
Novo São Joaquim
Nova Mutum
Sapezal
Canarana
Acorizal
Brasnorte
Água Boa
São José do Xingu
Vera
Barra do Garças
Juína
Querência
Bom Jesus do Araguaia
Santa Carmem
Matupá
Nova Canaã do Norte
Novo Horizonte do Norte