Durante uma operação realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), 58 veículos do modal táxi foram abordados e fiscalizados, na tarde desta terça-feira, 3/5, no Centro. Documentos, habilitação, autorização para o transporte de passageiros, características do carro, foram as verificações analisadas durante a operação.
Quatro táxis foram apreendidos na avenida Floriano Peixoto, zona Sul. A fiscalização contra irregularidades nos serviços de transporte resultou na apreensão dos veículos devido os motoristas estarem dirigindo sem habilitação e sem permissão do órgão.
“Estamos realizando essa blitz para verificar o modal de táxis. A prefeitura tem realizado todos os dias fiscalização, monitoramento para garantir que os usuários estão utilizando o serviço seguro e de qualidade”, disse Jonas Moura, fiscal de Transporte do IMMU.
A infração mais recorrente é o atraso ou falta do documento de identificação do taxista, conhecido como “Carteirão”. Em seguida, estão problemas na documentação do veículo e na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.
“Pedimos que a população procure utilizar o serviço de táxi regularizado, pois os condutores são cadastrados e os veículos passam por vistorias anuais. Além disso, diante de qualquer reclamação na prestação do serviço, o IMMU tem condições de identificar o condutor e tomar as providências previstas na lei”, orientou Jonas.
A multa para esse tipo de infração é de 40 UFMs (R$ 5.086,80) e recai sob o permissionário que é o responsável por cadastrar o condutor auxiliar no IMMU.