O presidente da República, Jair Bolsonaro, confirmou, nesta segunda-feira (2) que encaminhou uma autorização para que mais aprovados dos concursos da Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) 2021 possam ser convocados. O aval permitirá que novas turmas iniciem para formação no CFP.
A confirmação aconteceu durante conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada. Bolsonaro telefonou para o ministro da Justiça e Segurança, Anderson Torres, e pediu que fosse feito um aditivo para 2 mil novas vagas nos concursos PF e PRF de 2021, sendo mil em cada corporação.
A expectativa é para que em breve o aditivo com a autorização do presidente para a chamada de mais aprovados seja publicado no Diário Oficial da União.
Veja o vídeo:
Agora, é necessário aguardar a publicação formal da portaria autorizando a chamada desses aprovados, sendo 1.000 na PF e 1.000 na PRF.
Em seguida, ambas as corporações vão cuidar das tratativas para chamar os aprovados e iniciar os novos cursos de formação. Ainda não há previsão ou prazos para conclusão dessas possíveis novas turmas.
O presidente solicitou este aditivo justificando a aprovação do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) e cita na conversa com o ministro. Bolsonaro ainda pergunta ao chefe da pasta se dá para formar essas duas turmas ainda este ano e recebe um sinal favorável.
Vale lembrar que, no mês de abril, Bolsonaro já havia conversado com apoiadores e sinalizado que tinha acertado chamar mais mil, sendo 500 em cada polícia.
“O que está acertado são mais de 500 [candidatos a serem nomeados] para PF e 500 para PRF. Está fechado, acertei com a Economia, está tudo certo. Não tem como não dar certo”, disse.
Com o aval do PLN, o presidente aumentou a demanda para mil em cada corporação, totalizando mais 2 mil aprovados.
*Com informações CM7