Prevista para iniciar no mês de maio, a Série B do Campeonato Amazonense terá alguns estreantes na edição deste ano, e um deles é um velho conhecido de quem acompanha o futebol amador e o futsal amazonense. Bicampeão do Peladão, o Unidos do Alvorada EC se prepara para estrear profissionalmente no futebol amazonense tendo como meta a conquista da Segundinha e objetivos arrojados para o futuro próximo, como garante um dos fundadores do clube, Heverton Oliveira.
“Nosso objetivo não é só ser figurante, nosso objetivo é ganhar a Série B, subir para a Série A, ser campeão e conquistar o Brasil a fora. Nossa sede sempre foi de ganhar títulos, de levar o nome do bairro Alvorada no lugar mais alto do esporte amazonense. E junto à nossa diretoria, nossa comunidade e nossos torcedores, que são apaixonados pelo futebol esperamos conseguir realizar os feitos que conseguimos no amador, conseguir conquistar também no futebol profissional. Não viemos para brincar, viemos para conquistar nosso espaço, respeitando os outros times, mas o Alvorada não entra para ser figurante, mas para conquistar títulos”
Parceiros
Heverton conta que o sonho de levar o clube ao cenário do futebol profissional era antigo, mas que não conseguia ser realizado por falta de parcerias necessárias. Entretanto, em 2022, o clube contou com o apoio da comunidade e parceiros, que ajudaram a tornar o sonho realidade.
“Conhecemos a força da nossa comunidade e sabemos que eles realmente abraçam o time, e pensávamos que um dia poderíamos torná-lo profissional. Sempre tivemos esse sonho e graças a Deus e com a ajuda de outros “alvoradenses” e de pessoas que não são do bairro conseguimos realizar esse sonho. Com a força de dois amigos nossos, de pessoas do bairro, do vereador Sandro Maia, que é do bairro, é da comunidade e tem um projeto social maravilhoso no bairro e com a ajuda de outros parceiros que vão ser presidentes de honra do time conseguimos realizar esse sonho, que tínhamos desde o primeiro título do Peladão, em 2009″, assinalou.
História e conquistas
O Unidos da Alvorada surgiu inicialmente no meio esportivo como União Força Jovem, no bairro Alvorada, na zona centro-oeste de Manaus, em meados dos anos 80. Em 1988, vários times do bairro se fundiram e formaram o Unidos do Alvorada. Já em 1995 foi a vez da criação da GRES Unidos do Alvorada e a partir daí o time de futebol passou a caminhar junto à escola de samba. Entretanto, a partir de 2001, o time e a escola se separaram e passaram a ter diretorias diferentes.
Com a direção focada no esporte, vieram as primeiras conquistas. Em 2009, o Unidos do Alvorada conquistou o título do Peladão e copou ainda o Campeonato Amazonense de Futsal. De lá pra cá, o clube foi bicampeão do Peladão (2009 e 2019), tricampeão amazonense de futsal (2009, 2018 e 2019), bicampeão da Copa Rede Amazônica de Futsal (2010 e 2012), campeão da Copa Rozenha de Futsal (2013), campeão amazonense de futsal sub-17 (2016) e em 2019, foi vice-campeão brasileiro de futsal, campanha que culminou com o inédito acesso à elite do futsal brasileiro.
A Série B do Campeonato Amazonense 2022 está com as inscrições abertas até o próximo dia 18 e no próximo dia 19, a Federação Amazonense de Futebol (FAF) realizará junto aos clubes confirmados o conselho técnico da competição. O Unidos do Alvorada pretende anunciar o elenco e a comissão técnica na próxima semana.
*Com informações portalesportemanaus