Durante ação de saúde neste e no próximo sábado (16 e 23), Manaus terá coleta de exame preventivo do câncer do colo uterino em mulheres de 25 a 64 anos, a atualização do cartão de vacinação infantil de crianças de 0 a 14 anos, além de serviço de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos.
Serão 43 unidades básicas, com funcionamento das 8h às 16h. Já o serviço de mamografia será em uma unidade por distrito de saúde. Todas as unidades terão as vacinas contra influenza e contra sarampo para os públicos contemplados na primeira etapa da campanha nacional de vacinação e, em 26 desses locais, serão oferecidos outros serviços como consultas, dispensação de medicamentos e vacinação contra a Covid-19.
As unidades irão atender por demanda, e não é necessário agendamento nem encaminhamento médico para a realização dos exames oferecidos. A relação completa das unidades que estarão em funcionamento no sábado, com endereços e serviços oferecidos por unidade pode ser consultada no site da Semsa.
Atendimento – Todas as unidades irão ofertar as vacinas do calendário básico infantil, a vacinação contra influenza e sarampo e o exame preventivo do câncer do colo do útero. Para a vacinação, as crianças de 0 a 14 anos devem ser levadas por um responsável maior de 18 anos, que deve apresentar a caderneta de vacinação infantil e o CPF ou o Cartão Nacional do SUS (CNS) da criança.
As mulheres que forem fazer o exame preventivo devem apresentar um documento de identificação com foto, além do CPF ou CNS. A Semsa orienta que devem buscar o serviço, prioritariamente, as mulheres que têm entre 25 e 64 anos, com atenção para a seguinte periodicidade: os dois primeiros exames devem ser realizados anualmente e, dando resultado normal, os próximos devem ser feitos a cada três anos.
Para os trabalhadores da saúde, que podem ter acesso às vacinas contra influenza e sarampo serão exigidos os documentos pessoais, a carteira de vacinação e um comprovante de vínculo com um estabelecimento de saúde (crachá, contracheque ou carteira de trabalho). As pessoas acima de 60 anos, para quem está disponível apenas a vacina contra a influenza, devem apresentar apenas documento de identificação, CPF e carteira de vacinação.
Mamografia – O exame de mamografia estará disponível em uma unidade por distrito de saúde: policlínica Djalma Batista, na zona Oeste, Unidade de Saúde da Família (USF) Sálvio Belota, na zona Norte, Unidade Básica de Saúde (UBS) Alfredo Campos, na zona Leste, e Clínica da Família Antônio Reis, na zona Sul. Para ter acesso à mamografia, a mulher deve ter entre 50 e 69 anos e não ter realizado este exame nos últimos dois anos.
Em 25 das 43 unidades, a Semsa também vai oferecer a vacina contra a Covid-19 para o público de 12 anos ou mais, com a oferta de primeira à quarta dose, de acordo com os públicos e os intervalos preconizados. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação, CPF e carteira de vacinação, sendo que os menores de idade devem estar acompanhados por um responsável.