A Prefeitura de Presidente Figueiredo conseguiu derrubar na Justiça, o pedido da Eletrobras de abrir as comportas da Hidrelétrica de Balbina, o que prejudicaria mais de 1.300 famílias que vivem no local.
A concessionária havia entrado com pedido de abertura sob o argumento de que as chuvas constantes na região da bacia do Rio Uatumã estavam sobrecarregando o reservatório.
A Eletrobras chegou a abrir as comportas para liberar parte da água no dia 14 de março, mas alega que não o suficiente e que precisaria liberar uma quantidade maior nos próximos dias.
A prefeitura, por sua vez, contestou o pedido justificando que famílias poderiam ter suas casas alagadas e o meio ambiente seria diretamente impactado com o excesso de água.
A Justiça concedeu liminar a favor da prefeitura e agora a Eletrobras precisará criar um plano para minimizar os danos e também amparar as famílias que possam vir a ser afetadas.
A liberação das comportas só será feita mediante a apresentação do plano e caso as medidas não sejam cumpridas, a Eletrobras pode ser multada em R$ 10 mil por dia.