No retorno do GP da Austrália à Fórmula 1 após dois anos de ausência devido à pandemia do coronavírus, Charles Leclerc conquistou na madrugada deste domingo sua segunda vitória do ano, faturando a prova com autoridade. O monegasco largou da pole position e, por 39 voltas, defendeu-se de Max Verstappen, que abandonou a corrida. Sergio Pérez chegou em segundo lugar à frente de George Russell, que levou seu primeiro pódio da carreira com a Mercedes.
O holandês da RBR sofreu danos em sua unidade de potência. Foi a segunda vez em três etapas que o atual campeão lutou com o motor; na abertura do campeonato, no Bahrein, um defeito na alimentação de combustível o fez retirar-se da prova. Lewis Hamilton, por sua vez, chegou em quarto lugar.
Charles Leclerc comemora vitória no GP da Austrália da F1 2022 — Foto: Peter J Fox/Getty Images
A corrida ainda foi paralisada mais duas vezes; primeiro, com Carlos Sainz, na volta 3. Depois foi a vez de Sebastian Vettel concluir um fim de semana difícil, com problemas no motor e batida nos treinos livres; ele rodou e carimbou o muro na volta 24.
O tetracampeão fazia sua estreia na temporada depois de ficar fora na Bahrein e Arábia Saudita por testar positivo para Covid-19.
Motor de Max Verstappen pegou fogo no GP da Austrália da F1 2022 — Foto: Clive Mason/Getty Images
Hamilton largou em quinto, à frente de Russell. O heptacampeão chegou a ganhar duas posições na largada e manteve-se entre os primeiros por algumas voltas. No entanto, caiu para quinto após seu primeiro pit stop, foi ultrapassado por Pérez e não conseguiu recuperar-se nos giros seguintes.
Em 2022, Leclerc já havia faturado a prova de abertura da temporada e chegou em segundo na rodada anterior, no triunfo de Verstappen. Essa foi também a quarta vitória da carreira do monegasco, que ampliou sua vantagem na liderança do campeonato de pilotos para 71 pontos.
Charles Leclerc se defende de Max Verstappen no GP da Austrália — Foto: Mark Thompson/Getty Images
Russell, por sua vez, foi superado por Pérez perto do fim da corrida, mas subiu para terceiro graças ao abandono de Verstappen. Esse foi também o segundo pódio de sua carreira. O britânico é o novo vice-líder do Mundial de Pilotos.
Enquanto a Ferrari se mantém na ponta do campeonato de construtores, a Mercedes conseguiu defender sua vice-liderança, aumentando a vantagem sobre a RBR de um para dez pontos.
Charles Leclerc recebe bandeirada no GP da Austrália da F1 2022 — Foto: Robert Cianflone/Getty Images
A corrida deste domingo marcou, ainda, os primeiros pontos de Daniel Ricciardo com a McLaren na temporada 2022, após um 14º e um abandono nas duas primeiras rodadas. Piloto da casa, o australiano chegou em sexto lugar.
Além disso, Alexander Albon saiu do último lugar, em 20º, e conquistou com uma décima colocação o primeiro ponto da Williams no campeonato.
A quarta etapa da temporada 2022 da F1 será o GP da Emilia-Romagna no Autódromo de Imola, em 24 de abril.
Resultado
F1 — Foto: F1
Os três primeiros
LECLERC: “Que carro hoje. Claro que fiz um bom trabalho durante todo o fim de semana, mas isso não seria possível sem o carro. Estou tão feliz!”.
PÉREZ: “É um bom resultado, mas infelizmente perdemos Max, teria sido ótimo ter um pódio duplo para a equipe. Tivemos um pouco de azar nas primeiras corridas”.
RUSSELL: “Temos que estar por perto para ganhar e capitalizar com o infortúnio dos outros, e vamos fazer isso”.
A largada
Leclerc se manteve na ponta sem dificuldades enquanto Pérez, terceiro colocado, tentou partir para cima de Verstappen, em segundo. No entanto, o mexicano da RBR perdeu a posição para Hamilton, que mergulhou entre os rivais e Lando Norris para ir do quinto ao terceiro lugar.
Largada do GP da Austrália da F1 2022 — Foto: Clive Mason/Getty Images
Pérez ficou no quarto posto e Norris, por sua vez, caiu duas posições, aparecendo em sexto. Colega de Hamilton na Mercedes, Russell subiu do sexto para o quinto lugar. Sainz, por outro lado, não teve a mesma sorte que o colega Leclerc; o espanhol despencou da nona colocação para 14º.