Depois de muita agitação para ver ‘Sonic2’ nos cinemas, o final deixa o público ainda mais intrigado, isso porque ouriço velocista, o guerreiro equidna Knuckles e a raposa voadora Tails se unem com a promessa de protegera “Esmeralda Mestra”. Com o vilão, Robotnik vencido, o filme termina com a sensação de que tudo está bem em Green Hill, até a revelação de uma antiga instalação do governo dos Estados Unidos, o “Projeto Shadow”. Mas, quem é Shadow, que apareceu no final de ‘Sonic 2’?
O misterioso ouriço preto é superpoderoso e pode ser o novo vilão da franquia. Criado em 2001 para o game ‘Sonic Adventure 2’, Shadow tem o papel de ser a parte sombria, um híbrido de ouriço com uma raça alienígena maligna chamada ‘Black Arms’ como “a forma de vida suprema”.
Desenvolvido em em laboratório pelo avô do vilão Ivo Robotnik, o Dr. Gerald Robotnik, Shadow – no início – surgiu de uma ideia nobre, que era ser a chave para o desenvolvimento de curas para doenças mortais, como a que sofria a neta de Gerald, Maria. Porém, ele foi considerado uma ameaça e acabou preso pelo governo americano por 50 anos.
Na versão dos jogos, a libertação de Shadow foi pelos planos de Ivo Robotnik para vencer Sonic. O personagem é superpoderoso, com velocidade semelhante ao herói e capacidade de teletransporte. Mas até então, não é um vilão, apenas costuma ter sua raiva direcionada para causar problemas a Sonic, contando ainda as situações em que acaba colaborando com o colega.
Já em 2005, o game solo ‘Shadow the Hedgehog’ deu a possibilidade de controlar o personagem como um anti-herói que usava motos e armas de fogo contra as criaturas dos ‘Black Arms’. Na trama do jogo, tinha como unir forças com Sonic e nisso, foi dado informações inéditas, como o uso do DNA de ‘Black Doom’, o líder dos ‘Black Arms’, para que o ouriço preto tivesse todo esse poder.
Agora, se Shadow será tudo isso na continuação da franquia após ‘Sonic 2’? Não sabemos, é um mistério como aparecerá nas telonas, o que não dá pra negar é que o envolvimento de Shadow com o Universo Cinematográfico de Sonic já começou a se formar.
A opção é uma boa estratégia no momento, visto que o retorno de Jim Carrey como Robotnik é incerto. O ator afirmou que pretende se aposentar após ‘Sonic 2’, ou seja, um novo vilão aumenta o desenrolar das narrativas da franquia. Isso sem contar que, mais cedo ou mais tarde, Shadow pode também se aliar aos heróis.