O cantor, compositor e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, tomou posse da cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras, na noite desta sexta-feira (8), em solenidade que aconteceu no prédio da instituição. Ao discursar na cerimônia, Gil destacou o fato de ser o primeiro representante da Música Popular Brasileira a se tornar membro da Academia e ressaltou a importância dessa eleição no atual momento cultural, social e político do país.
Em entrevista, Gilberto falou do sentimento com essa posse na Academia Brasileira de Letras.
“Alegria, satisfação, um senso de representatividade, uma coisa de imersão profunda na vida social brasileira. Tem várias gratificações, do ponto de vista existência, mas também de cidadania, de pertencimento, eu que já tenho uma atuação na cultura há muito tempo. Enfim, uma casa como a Academia Brasileira de Letras me trazer pra cá é mais do que a mim, é trazer um bocado de gente pra cá”, disse o cantor.
Gilberto Gil vai ocupar a vaga que anteriormente era do jornalista Murilo Melo Filho, que faleceu em 2020. O cantor é o segundo negro na composição atual dos imortais da Academia.
Presença de outros artistas
Diversos artistas estiveram presentes na solenidade e também falaram sobre a importância em ter uma personalidade como Gil nesta posição. Fernanda Montenegro, que também tomou posse de uma cadeira na Academia, na última semana, falou sobre esse momento na vida do cantor. “Nós somos pessoas de palco, nos damos fisicamente, não ficamos apenas na espera que nos procure, a gente vai atrás. O nosso meio de comunicação artística é viva, é física, então eu acho que a academia abriu pra nós essa presença de cena”, disse a atriz.
Narcisa Tamborindeguy elogiou o trabalho e toda a história de Gilberto e sua família, e explicou a sua importância para a cultura no Brasil. “Gil é muito culto, muito talentoso, muito maravilhoso e ele tem uma obra incrível, foi um grande homem, motivador da cultura no Brasil e eu sou fã do Gilberto e da família Gil”, disse a socialite.
Mart’nália, que também emplacou diversos sucessos para a música brasileira, falou com a imprensa e exaltou o feito de Gilberto Gil, conseguindo essa posição na cadeira da Academia Brasileira de Letras. “Hoje é um dia especial, por tudo que ele fez e faz na música brasileira e na nossa cultura. É uma honra essa representatividade toda porque ele sendo o segundo, abre portas pra muitos mais. É um ponto de esperança, bem grande, de todos os ângulos da nossa cultura.”