O Conselho da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas do Oscar decidiu nesta sexta-feira (8) que Will Smith está banido da cerimônia por 10 anos após dar tapa no rosto de Chris Rock na última edição do evento, que ocorreu em 27 de março. Após o ator renunciar seu lugar como membro da organização, a direção havia comunicado a antecipação de uma reunião de emergência para decidir as sanções contra Smith.
“O Conselho decidiu, por um período de 10 anos a partir de 8 de abril de 2022, que o Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente”, disse o presidente David Rubin e o CEO Dawn Hudson, acrescentando que a atitude do ator foi um “comportamento inaceitável e prejudicial”.
No dia 1º de abril, Will renunciou à Academia e emitiu uma nota de desculpas a todos os envolvidos. O ator, que ganhou a estatueta pelo trabalho no filme King Richard: Criando Campeãs, também já tinha se desculpado com Chris Rock.
“Eu gostaria de me desculpar publicamente com você, Chris. Eu estava fora de mim e estava errado. Estou envergonhado, e minhas ações não foram indicativas do homem que quero ser. Não há lugar para violência em um mundo de amor e bondade”, disse Will em parte do texto.