A Lexus revelou hoje que vai anunciar seu elétrico RZ em 20 de abril (uma quarta-feira), e trouxe duas imagens em seu post oficial, sendo uma delas interna e com destaque para um manche. Isso mesmo, um componente que, por exemplo, traz o Tesla Model S Plaid e que faz a vez do volante tradicional.
Em seu post, a divisão de luxo da Toyota diz que o RZ é o primeiro modelo a alcançar uma visão para os próximos passos da empresa, chamados de “Lexus Electrified”. O crossover deverá se encontrar com modelos como o Mercedes EQS, os carros Audi e-Tron e os BMW iX e o i4 pelas estradas do planeta em breve.
Um manche para fazer as curvas do RZ4
A ideia de um manche no lugar do volante também foi cogitada para a aguardada picape elétrica da Tesla, na linha do que há para o S Plaid. Recentemente, Elon Musk disse que seu Cybertruck terá tal configuração para o motorista, como vimos aqui.
Para sermos até um pouco mais justos, o manche no RZ4 da Lexus está mais em sintonia com o que existe como opção no SUV bZ4X da mãe Toyota. De qualquer forma, o item traz uma praticidade controversa (para dizer o mínimo). O manche é até considerado “bom” na estrada, quando não é necessário muito esforço de direção.
Porém, em outros momentos importantes, a coisa fica mais estranha. Tarefas como curvas multiponto ou trafegar por estacionamentos apertados acabam sendo mais complicadas do que deveriam ser. E quando é necessário manter a roda por um bom tempo em 90°, não há como segurar o manche sem cruzar um braço sobre o outro.
Se você quiser dar uma olhada nesse tipo de experiência de manche que o Lexus RZ4 vai oferecer aos seus motoristas, há um vídeo do canal OCDetailing no YouTube, onde um Model S Plaid é conduzido. Vemos diversos momentos em que o motorista parece “procurar” a parte de cima do “volante”, entre outras situações curiosas.