Os primos Valdemir Paes Serrão, 31, e José Viana Gonçalves, 29, foram resgatados nessa segunda-feira (29), após passarem 54 dias perdidos na mata no município de Urucará, no interior do Amazonas.
Foram os próprios familiares e amigos que encontraram a dupla, depois de as buscas por eles terem sido encerradas pelas autoridades.
Valdemir e José recebidos por amigos e parentes no porto da cidade. Os dois caçadores estavam bastante debilitados e seguiram para o hospital do município.
No dia do desaparecimento, no dia 5 de fevereiro, o pai de Valdemir, Aldemir Pantoja Serrão, 57, também estava caçando com eles. Ele foi achado morto na mata no último domingo (28).
Familiares dos caçadores Valdemir Paes Serrão, 31, e José Viana Gonçalves, 29, divulgaram um vídeo que mostra o momento da chegada dos primos ao porto da cidade.
A dupla foi achada por parentes com o estado de saúde bastante debilitado. Os dois seguem internados no município.
Durante a gravação, a família critica as autoridades pelo encerramento das buscas: “A própria família estava fazendo o resgate porque eles foram abandonados. As buscas foram encerradas porque falaram que eles estavam foragidos, mas eles não estavam foragidos, é tudo mentira”, disse uma mulher que se identifica como prima de Valdemir e José.
Em nota divulgada no dia 22 de fevereiro, a Secretaria de Segurança Pública afirma que devido aos indícios de que José, Valdemir, e o pai dele, Aldemir Serrão (achado morto no dia 28 de fevereiro) estariam fugindo e não desaparecidos, o caso deixou de se tratar de desaparecimento.
Isso porque um dos desaparecidos possui passagem pela polícia. Diante do argumento, a equipe de resgate se retirou da área e encerrou os trabalhos.
A nota diz ainda que o caso continuou sendo acompanhado pela polícia e os homens procurados. E que por ser um caso policial deixou de informar detalhes a fim de não atrapalhar as investigações.