Menu

Eduardo Braga coleciona histórico de agressões em sua trajetória política; confira

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
O senador já foi acusado de agredir fotógrafo deficiente durante carreata no interior do Amazonas.

A ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda, foi mais uma vítima da ignorância do senador Eduardo Braga (MDB/AM), que segundo o colunista, Lauro Jardim, do O Globo, atacou a mulher com xingamentos e berros durante um telefonema após ter emendas parlamentares negadas pelo Palácio do Planalto.

No entanto, esse não é um caso isolado na trajetória política do senador que é conhecido nos bastidores pela arrogância e, às vezes, ataques de agressividade.

Em 2014, quando era candidato ao governo do Amazonas, Braga foi acusado de agredir o fotógrafo amador, Joel Reais da Silva, considerado vulnerável e portador de deficiência intelectual, durante carreata de campanha no município de Maraã, na região do Alto Solimões.

De acordo com reportagem do Jornal O Globo, o homem acusou o senador de ter parado o carro no qual se encontrava e ter lhe dado uma gravata no pescoço, indagando “a mando de quem” estaria tirando as fotos. Joel afirma ainda que Eduardo Braga tentou lhe tomar a máquina fotográfica e que, em seguida, foi cercado por auxiliares do senador.

Um vídeo que mostra a abordagem do senador ao homem foi divulgado na época mas Braga se justificou dizendo que as imagens foram editadas e o fotógrafo ficou com seu equipamento. Porém, Joel afirmou que sua câmera “ficou toda danificada, não servindo mais para nada”.

Na época, o Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) encaminhou ao então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, uma representação contra Eduardo Braga. Como o senador tem foro privilegiado o processo se encontra no Supremo Tribunal Federal (STF).

https://twitter.com/manuelmenezes14/status/1470419876913233927?s=20

Gritos e xingamentos no Senado
Em 2015 quando era ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, protagonizou um intenso bate-boca com o senador Ronaldo Caiado (GO) em uma audiência pública no Senado que quase terminou em porrada. Os dois trocaram gritos de “safado” e “bandido”.

“Vossa Excelência é um desequilibrado”, disse Braga, enquanto Caiado o chamava de “bandido” e “safado”. “Bandido é vossa excelência e safado é vossa excelência. Me respeite”, disse o titular de Minas e Energia.

No momento mais tenso da discussão, Caiado chegou a chamar Eduardo Braga para “briga”, dizendo que queria resolver o desentendimento fora da sala. “Aonde você quiser, aonde você quiser”, rebateu o ministro, que não chegou a se levantar da cadeira.

https://twitter.com/manuelmenezes14/status/1470419451568922624?s=20

Bronca em funcionária
Em maio deste ano, Eduardo teria destratado uma funcionária que estava levando documentos para ele durante uma transmissão ao vivo, em uma rede social. O momento vazou em uma live do próprio político, no momento em que estava em uma entrevista via ligação telefônica, e pediu para que a funcionária mostrasse a primeira parte do documento, e ao perceber que a moça não sabia do que se tratava, ele se irritou com a mesma.

“Sem saber qual é a primeira fase, primeiro, ai a ordem dos fatores altera o produto”, diz o senador com a mão no telefone para a bronca não vazar na entrevista.

https://twitter.com/manuelmenezes14/status/1470419200879599627?s=20

plugins premium WordPress