O Ministro do Meio Ambiente Joaquim Leite esteve nesta quarta-feira (15), com sua comitiva visitando o município de Humaitá no Amazonas , juntamente com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e o presidente do BNDES. E estiveram em algumas comunidades, acompanhados do Prefeito Dedei Lobo e do secretário municipal do meio ambiente John Auler.
A primeira parada da comitiva foi na comunidade Paraisinho, às margens direita do rio Madeira, e chegando, tiveram reuniões com os moradores para ouvir as necessidades diretamente da comunidade que vive em torno da floresta nacional de Humaitá.
Onde logo mais será feita uma concessão de uso durante 40 anos, e com isso, essas comunidades, que estão localizadas no entorno, receberão esse benefício, com o investimento do governo federal através da fauna de Humaitá.
Joaquim Leite e sua comitiva esteve também no corpo de bombeiros da cidade e no lixão de Humaitá, e chegando ao local, o ministro parabenizou o Prefeito Dedei Lobo e toda sua equipe, pelo grande trabalho que está sendo feito. O ministro ressaltou que agora em 2021 está bem melhor de quando fez sua última visita em 2020. Pois segundo Joaquim Leite, a gestão de Dedei Lobo está de parabéns, por está mostrando que mesmo não sendo simples, mais quando se trabalha corretamente, sempre pode melhorar.
O ministro esteve presente também para acompanhar o trabalho da força nacional, em conjunto com a Operação Integrada Tamoiotatá para combate ao desmatamento e às queimadas ilegal na região. E conversou com todos para ficar por dentro de toda as ações.
A visita, mesmo sendo de surpresa, deixou o ministro muito tranquilo, pois comprovou pessoalmente que o município de Humaitá está em boas mãos e que só quem tem a ganhar com isso é a população e as gerações futuras.