O principal assunto nesta segunda-feira, 13, em Manicoré está sendo ‘poço artesiano’. A Escola Municipal Ipiranga e a UBS, localizadas na Vila Maravilha, comunidade pertencente ao Distrito de Santo Antônio do Matupí, utilizam água cedida pelo senhor Sebastião, que chegou a perfurar outro poço para deixar este exclusivamente para a Escola e a Unidade Básica de Saúde.
O fato é que com a seca, as autoridades não tomaram as providencias necessárias para ajustar o atendimento. Sem ação pública, hoje a direção encontrou a escola sem água, e a UBS para não paralisar o atendimento conta com o esforço dos seus servidores que buscam água de balde nos arredores da Unidade.
A educação que já atravessa um momento impar na sua história com aulas remotas, e tudo mais, agora sofre mais este golpe.
Sem água não é possível usar os banheiros, limpar o prédio e os professores não entregarão as atividades correspondentes a esta semana. A direção informa que não há greve, e sim a interrupção temporária das atividades, aguardando uma solução do poder executivo. “O vereador Zezé olha a situação que a comunidade de Vila Maravilha chegou. Desde o dia dois de fevereiro estamos na luta por esse poço e simplesmente não nos deram a devida atenção”, comentou um morador.
O vereador José do Carmo (PTB) protocolou na Câmara de Vereadores de Manicoré um pedido de poço artesiano no dia 31 de maio. A solicitação aprovada foi encaminhada ao poder executivo que ainda não tomou providencias.
Veja o pedido do vereador:
Um dos pais divulgou uma nota de repúdio nas redes sociais.
“Em nome do Conselho Escolar ao qual faço parte, em nome da Comissão dos Moradores, em nome de toda a população da Comunidade de Vila Maravilha, por favor os únicos órgãos públicos que funcionam hoje estão sem água, e não foi por falta de alertar, pedir, até clamar por esse poço. Como cidadã hoje estou me sentindo revoltada com esse descaso por nossa comunidade, comunidade essa que votou em massa em Lúcio Flávio e Paulo Sérgio. Comunidade que votou mais de 50% em um vereador eleito, e hoje se encontra esquecida por todos. Gente acreditem os funcionários da UBS estão puxando água no balde do lavador em frente para não deixar a UBS fechar”.
*Com informações de Nonato Malta