Trabalhadores que exerceram atividade remunerada em 2020 terão que aguardar até o começo do próximo ano para receber o abono salarial PIS/Pasep. Isso porque o calendário previsto para sair em julho foi adiado pelo governo federal.
O motivo foi a dificuldade em encontrar uma fonte de renda para auxiliar na liberação do Programa Emergencial de Emprego e Renda, o BEm.
Dessa forma, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) decidiu postergar os repasses do PIS/Pasep, medida que gerou uma econômica de mais de R$ 7 bilhões.
Calendário e início dos pagamentos
Não houve ainda uma data confirmada sobre o início do próximo calendário do PIS/Pasep. No entanto, a previsão é de que o novo cronograma seja disponibilizado em janeiro, com o início dos pagamentos em fevereiro.
A escolha do período tem a ver com o prazo em que as empresas tem para enviar as informações dos trabalhadores que, neste caso, vai até o mês de outubro. Depois disso, em até quatro meses é feita uma auditoria das informações, que aponta quais trabalhadores terão acesso ao abono salarial.
Sendo assim, o cronograma de pagamentos deve sair em janeiro e os pagamentos começarem em fevereiro de 2022. Se isso se concretizar, os repasses seguirão até junho.