Menu

Vereadores aprovam PL que regulariza o ensino indígena em Manaus

Compartilhe

Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei que regulariza o ensino indígena na capital amazonense nesta quarta-feira, 1º. De autoria do Executivo Municipal, o PL nº 493/2021 chegou à Casa Legislativa na última sexta-feira, 27, e, desde então, tramitou em regime de urgência. 

O PL cria a categoria “Escola Indígena Municipal”, cargos profissionais do Magistério Indígena, regularização dos Espaços de Estudos da Língua Materna e Conhecimentos Tradicionais Indígenas dentro da estrutura da Rede Municipal de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Para o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) o PL representa um marco na área, com referência nacional.

“De um lado, é uma medida apropriada às tradições e culturas, com o objetivo de lhes dar a conhecer seus direitos e obrigações no que concerne às questões de educação. Por outro, efetiva o reconhecimento dos povos indígenas da Amazônia pelo respeito a expressões socioculturais e indenitárias, associadas à autodefinição de milhares de famílias e pessoas que vivem em associações, nas áreas metropolitanas de Manaus, promovendo práticas coletivas com suas designações de caráter linguístico e étnico”, ressaltou Almeida, na mensagem enviada ao Parlamento Municipal.

Segundo a Semed, atualmente, a rede municipal de Educação atende 117 crianças em quatro escolas indígenas, localizadas em comunidades indígenas dos rios Negro e Cuieiras. Em 2014, por meio da lei municipal nº 1.893, as escolas receberam oficialmente o status de Escolas Indígenas Municipais, passando a receber nomes em língua indígena. Com a aprovação e sanção da lei, as escolas ganham mais direitos e recursos.

A Pasta também informou que a rede municipal atende 497 crianças de diversas etnias, nos 22 Centros Municipais de Educação Escolar Indígena (Cmeeis), que funcionam no contraturno do aluno com uma aprendizagem bilíngue.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress