Zeca Pagodinho foi internado com sintomas de Covid-19 na Casa de Saúde São José, no Umaitá, no Rio de Janeiro, no sábado (14).
Segundo a unidade hospitalar, o cantor não precisou de aparelhos. “O paciente apresenta bom estado geral, com sintomas leves, sem necessidade de suporte de oxigênio”.
Zeca tomou as duas doses da vacina contra a Covid-19, sendo a segunda em julho. A vacinação não impede que o paciente seja contaminado, mas reduz consideravelmente as chances do caso evoluir para grave.
Nenhuma vacina é 100% eficaz contra doenças, mas são raros os casos em que vacinados com as duas doses contraiam a doença de forma grave, como ocorreu com Tarcísio Meira. Sendo assim, deve-se manter os cuidados como uso de máscara e distanciamento social após tomar o imunizante. Nos Estados Unidos, por exemplo, 99% das novas mortes registradas são de pessoas que não tomaram a vacina. Além de contribuir para que novas cepas sejam desenvolvidas, não se vacinar coloca em risco a vida da pessoa e de toda a população.
*Matéria em atualização.