Setembro não tem Big Brother, mas vai rolar eliminação! O Google bloqueará no próximo mês versões antigas do sistema operacional Android. Você não poderá mais se logar em dispositivos que rodam a versão 2.3.7 (ou anteriores) a partir do dia 27 de setembro. Além disso, a empresa irá bloquear outros recursos.
- Google impedirá logins em versões antigas do Android a partir de 27 de setembro;
- As mudanças afetam versões anteriores à 2.3.7;
- Além do login, você não poderá mais reiniciar os dispositivos com uma redefinição de fábrica.
Você ainda está usando um celular antigo como câmera no carro ou de segurança? Então vale a pena entrar nas configurações do Android e verificar o número de versão do sistema operacional. Como informa o site Bleepingcomputer, o Google bloqueará as antigas versões do Android a partir de 27 de setembro. A decisão terá impactos em outras partes dos sistemas antigos.
Recursos desativados em versões antigas do Android:
- Não será possível fazer login em sua conta Google;
- Apps como Gmail, YouTube, Mapas e outros poderão apresentar erros de perfil;
- Ao redefinir o aparelho às configurações de fábrica, não será possível entrar na conta do Google;
- Não será possível alterar a senha a partir do dispositivo antigo; além disso, trocas de senha em outros aparelhos desconectarão as versões antigas;
- Remover a conta do Google e tentar acessá-la novamente;
- Criar uma nova conta no aparelho antigo.
Não será mais possível acessar os serviços do Google em celulares e tablets rodando uma versão do Android mais antiga do que a 2.3.7. Além disso, você não poderá criar novas contas no Google, alterar senhas no Google ou fazer um reset de fábrica. Portanto, os sistemas operacionais afetados ficarão praticamente inutilizáveis.
Como salvar seus dispositivos antigos
De acordo com o Google, o desligamento tem como objetivo melhorar a segurança do ecossistema Android. Este é um passo compreensível, já que não há muitos aparelhos rodando as versões afetadas. De acordo com uma análise do Statista, em abril apenas 0,04% dos usuários do Android em todo o mundo ainda usavam uma versão mais antiga do que a 4.0.3.
Se você ainda estiver usando versões como Gingerbread, o Google aconselha que você atualize o aparelho. Se as atualizações não forem mais possíveis, deverá ser possível acessar sua conta Google no futuro apenas pelo navegador, com recursos limitados.
Se você quiser salvar seu antigo dispositivo, a alternativa é fazer o root no aparelho. Depois disso, você pode instalar uma ROM personalizada no celular mesmo que a fabricante não forneça um Android mais atualizado. Entretanto, a instalação exige alguns passos cuidados e todos os arquivos do celular são apagados durante a instalação.
Fonte: nextpit