Menu

Governos assinam acordo que facilitará entrada de brasileiros em Portugal

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) quer aumentar mobilidade entre as nações integrantes

Líderes das nações que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) assinaram, neste sábado (17.jul), o Acordo sobre a Mobilidade, com o objetivo de facilitar a circulação de cidadãos entre os países do grupo.

O documento foi firmado durante a 13ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada em Luanda, na Angola. O Brasil foi representado pelo vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB). A comitiva brasileira contou ainda com o ministro das Relações Exteriores, Carlos França; o secretário de Assuntos Estratégicos, almirante Flavio Rocha; e pelo presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Augusto Pestana.

Em nota, o Itamaraty destacou que o acordo vai permitir “o adensamento progressivo da mobilidade no espaço da CPLP, que abrange 270 milhões de pessoas”. “Os debates estiveram centrados na necessidade de aumentar os fluxos econômico-comerciais entre os estados membros da Comunidade, cuja corrente de comércio se situa na ordem de US$ 13 bilhões“, pontuou a pasta. Não foi explicado, contudo, como o acordo funcionará ou quando ele entrará em vigor.

Fundada em 1996, a CPLP reúne os países de língua portuguesa do mundo: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. O Brasil é o integrante com maior população, território e Produto Interno Bruto (PIB).