Menu

Delegacia do Meio Ambiente orienta à população sobre como realizar denúncias

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email

No dia 17 de julho, é comemorado o Dia de Proteção às Florestas, e, em alusão a esta data, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), comenta sobre as principais ações da Especializada, voltadas ao combate a crimes contra às florestas, e orienta como a população pode realizar denúncias.

De acordo com o delegado Herbert Lopes, titular da Dema, a Especializada tem participado de várias ações conjuntas com outros órgãos que têm correlação com a proteção ambiental. Entre estas, a autoridade policial dá ênfase à operação ‘‘Tamoiotatá”, que acontece no sul do Amazonas, cuja coordenação é de responsabilidade do Governo Federal.

“A operação ‘‘Tamoiotatá” é focada no combate as queimadas e exploração de madeira ilegal, e, é considerada uma das mais importantes e habituais, realizadas no Estado. Além desta, a Dema participa também do cronograma anual da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), juntamente com o Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas (BPAmb/PMAM), e outros órgãos de proteção ao meio ambiente que atuam na fiscalização das reservas de desenvolvimento ambiental”, relatou o delegado.

A autoridade policial explicou que durante as ações já foram embargados mais de 2 mil hectares em propriedades com desmatamento ilegal. O nome da operação faz referência ao Deus do fogo.

Dia de Proteção às Florestas

A data é comemorada em 17 de julho por conta do dia do Curupira, lenda amazônica que é conhecida como o “Protetor das florestas”, onde este protege a mata contra as más ações do ser humano.

Denúncias

As denúncias podem ser realizadas por meio do 181 ou 190, os disque-denúncias, respectivamente, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), e da Polícia Militar do Amazonas (PM). A população também pode registrar Boletim de Ocorrência na sede da Dema, situada nas dependências do 23° Distrito Integrado de Polícia (DIP), na rua Mouzart Guanieri, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul.