O responsável pela “entrega” dos peixes é o Departamento de Vida Selvagem de Utah, que utiliza esse método diversas vezes durante o ano, desde 1950.
Em um único voo, podem ser lançados aproximadamente 35 mil peixes, reabastecendo de 40 a 60 lagos em poucas horas.
Aviões lançam milhares de peixes com um processo indolor
Apesar da queda, o Departamento de Vida Selvagem de Utah afirma que o processo é indolor, e cerca de 95% deles sobrevivem à queda.
O avião despeja os peixes, que já estavam aclimatados às temperaturas da água, a cerca de 30 a 45 metros acima do solo.
Essa “técnica” costuma ocorrer em julho, onde aproximadamente 200 lagos de Utah são reestocados com trutas dos tipos arco-íris, das fontes e tigre.
O processo é feito porque diversos lagos e riachos estão localizados em montanhas, não acessíveis por estradas.
Como funciona o processo
O processo de abastecimento leva apenas algumas horas, e por isso os peixes não “esperam” tanto para chegar na água, causando menos estresse aos animais e permitindo uma taxa maior de sobrevivência.
Esses peixes que são lançados iniciam suas vidas em incubatórios, e cada um teu seu devido propósito e tempo para ser lançado.
Inicialmente, as trutas arco-íris, das fontes e tigre são enviadas primeiro, sendo totalmente estéreis para não repovoar os lagos.
Posteriormente na temporada, são enviadas a truta azul ou truta assassina: elas tem como objetivo atacar outros peixes, a fim de evitar que suas populações cresçam e deixem seus ecossistemas fora de controle.
Enquanto isso, alguns outros peixes que são enviados servem apenas como um “reforço” para algumas populações que estão enfrentando dificuldades.
Animais para pesca recreativa
O Departamento de Vida Selvagem de Utah informou que o principal motivo do abastecimento é devido a pesca recreativa.
Como resultado, milhões de peixes são “lançados” para garantir que haja animais suficientes, garantindo a sobrevivência de espécies e não interferindo no sistema desses lagos e rios da região.
Fonte: BBC e CNN Brasil