O governador do Amazonas, Wilson Lima, entregou nesta segunda-feira (26/05) a nova base do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), localizada no bairro Santa Etelvina, zona norte de Manaus. A unidade abrigará o 1º Subgrupamento do Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (BFIMA) e atuará no reforço das ocorrências registradas na zona norte da capital, além de atender emergências nas rodovias BR-174 e AM-010.
“Agora temos essa estrutura e o tempo resposta diminui. Aqui está próximo das rodovias, do bairro Santa Etelvina e de bairros no entorno para que possamos provar a máxima que o bombeiro é o amigo certo das horas incertas”, destacou o governador Wilson Lima.
A base será a 10ª em operação em Manaus e faz parte da estratégia do Governo do Amazonas de ampliar a estrutura e a presença dos bombeiros tanto na capital quanto no interior. Além do combate a incêndios urbanos e florestais, a base prestará serviços de resgate, salvamento, atendimento pré-hospitalar, controle de artrópodes e resgate de animais.
A nova unidade funcionará 24 horas por dia com uma equipe de 11 bombeiros, sendo sete deles recém-convocados no concurso público das Forças de Segurança de 2022. Além do novo posto, o Corpo de Bombeiros mantém unidades operacionais nos bairros Centro, Ponta Negra, Tarumã, Flores, Cidade Nova, Amazonino Mendes, Zumbi dos Palmares, Distrito Industrial I e Petrópolis.
Estrutura
A unidade foi entregue equipada com quatro viaturas: um Auto Bomba Tanque, um Auto Bomba Florestal (que será destinado ao interior futuramente), uma ambulância e uma picape de Guarnição de Suporte Especializado. Também foram repassados materiais de combate ao incêndio urbano e florestal, de resgate, salvamento e controle de insetos.
A estrutura da base conta, ainda, com sala de comando, alojamentos masculino e feminino, banheiros, estacionamento e salas operacionais destinadas ao Centro de Suprimento e Manutenção (CSM), responsável pela gestão, abastecimento e manutenção das viaturas.
“É um investimento importante do Governo do Amazonas. Para mim representa também a importância da mulher de fazer parte de uma instituição e mostrar que podemos ser valorizadas. Agradeço à instituição e ao governador Wilson Lima por nos dar essa oportunidade”, disse a integrante do Corpo de Bombeiros Beatriz Silva, uma das convocadas no último concurso público das Forças de Segurança.
Fotos: Alex Pazuel, Arthur Castro e Diego Peres/Secom