Menu

Ministério da Saúde, FVS e Prefeitura de Humaitá lançam novo tratamento para Malária

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email

Humaitá(AM) – A Prefeitura de Humaitá, no sul do Amazonas, Ministério da Saúde(MS) e Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto(FVS-RCP).realizaram na manhã desta segunda-feira(26), o lançamento de um novo tratamento para a Malária.

Participaram o representante do Ministério da Saúde, Alexander Vargas, a Diretora Presidente da PVS-PCP Tatyanna Amorim Ramos, a representante da FIOCRUZ Grace Mafra, o representante do DSEI Central Gabriel Murici, a Secretária de Saúde de Humaitá, Sara Riça, o vice-prefeito de Humaitá Antônio Carlos Martins de Almeida, o prefeito de Humaitá, Dedei Lobo, além de vereadores e convidados de outros municípios do entorno.

Na presença de cerca de 100 servidores da saúde de Humaitá, que passarão por treinamento para a aplicação do novo tratamento, o prefeito de Humaitá Dedei Lobo destacou que Humaitá sempre é vanguarda quando se trata de inovações em saúde, servindo como referência para outros municípios.

Além de servidores da saúde de Humaitá, também participarão do treinamento, que já se iniciou nesta segunda-feira(26), representantes e servidores dos municípios de Canutama e Manicoré. Humaitá será o 51º município brasileiro a utilizar o novo tratamento.

O NOVO TRATAMENTO

Segundo o Ministério da Saúde, o novo tratamento, desenvolvimento para todo o Brasil na Fundação de Medicina Tropical Alfredo da Mata em Manaus, é realizado à base do medicamento Tafenoquina, reduzindo o período de tratamento, já que é feito em dose única e aumentando a eficácia do tratamento.

O novo tratamento não substituiu os já conhecidos e servem como uma opção a mais, já que nem todos os pacientes terão condição de receber a Tafenoquina, condição que é constatada através de um teste rápido.
Fonte: SECPM/PMH

plugins premium WordPress