O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) concluiu a primeira fase da Operação Descarga Livre no município de Humaitá (distante 590 quilômetros de Manaus. De 2 de abril e 20 de maio, foram realizadas 1.125 abordagens que resultaram na remoção e destruição de 180 descargas livres.
Todas as descargas livres removidas pela operação foram destruídas com o auxílio de rolo compactador na tarde de terça-feira (20/05), na Rua Álvaro Botelho Maia, bairro São Pedro, em Humaitá.
A operação é integrada entre o Detran-AM e a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), com o apoio do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), e visa o enfrentamento da poluição sonora e perturbação causada pela condução de motocicletas com a chamada descarga livre, proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e considerada infração grave.
De acordo com o agente de trânsito do Detran-AM, Máterson Andrade, a remoção dos equipamentos irregulares é necessária tanto para o cumprimento das regras do CTB quanto para promover o bem-estar social.
“A fiscalização e o enfrentamento ao uso de descarga livre é importante para a melhoria da qualidade de vida, tendo em vista que, além de infração de trânsito, é poluição sonora, é crime ambiental. Ficamos satisfeitos em encerrar essa primeira fase”, destaca Máterson Andrade.
Outras infrações
Além da remoção e destruição das 180 descargas livres, as 1.125 abordagens realizadas pela operação descobriram diversas infrações que comprometeram a segurança viária.
Entre os principais estão alcoolemia (3), condução passageiro sem capacete (57), condutor sem Carteira Nacional de Habilitação (96), condução motocicleta sem retrovisor (38), sistema de iluminação alterado (15), e condutor sem capacete (15).
FOTOS : Divulgação/Detran-AM