Menu

FRAUDE DO INSS: Ministro do Governo Lula diz que CPMI pode atrapalhar devolução do dinheiro roubado do aposentados

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Jorge Messias disse que governo está conduzindo o caso com transparência

Nesta terça-feira (20), o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, deu a entender ser contra a instalação da chamada Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Roubo dos Aposentados sob a justificativa de que a apuração poderia atrapalhar o ressarcimento das vítimas. A fala ocorreu durante o programa Bom dia, Ministro, do Canal Gov.

– Eu só tenho uma preocupação, porque nós temos pressa para construir um modelo jurídico e devolver os recursos para os aposentados e pensionistas. Eu me preocupo se uma CPMI, nesse momento, não pode atrapalhar esse processo de devolução dos recursos para os aposentados e pensionistas – alegou.

O ministro ainda afirmou que é necessário verificar se todos os descontos contestados foram de fato irregulares e reiterou a proposta de criar de um modelo jurídico para que o valor seja devolvido aos beneficiários.

– Os procuradores da AGU fizeram um trabalho, junto com a atual gestão do INSS, para fazer um fluxograma, criar um modelo jurídico para que fosse viável o ressarcimento dos aposentados e pensionistas. Mas, repare, fazendo com que, em primeiro lugar, as entidades sejam chamadas a pagar. Porque, senão, se nós não fizéssemos isso, a sociedade brasileira, o contribuinte brasileiro, ia pagar duas vezes – adicionou.

Messias ainda defendeu a gestão Lula e disse que o governo está conduzindo o caso com transparência.

– Eu só quero dizer para a sociedade brasileira que nunca um governo investigou tanto como este. Toda a fraude foi revelada por este governo. Tudo está sendo colocado para conhecimento da sociedade – assinalou.

De acordo com o INSS, mais de 1,6 milhão de aposentados e pensionistas solicitaram reembolso e reportaram que não tinham conhecimento de seu vínculo com as associações que fizeram os descontos não autorizados.

plugins premium WordPress