Menu

Plano Lula: aposentado roubado ressarcirá aposentado roubado

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Por ora, nada de bloqueio de bens dos fraudadores, responsabilização das instituições financeiras ou punição exemplar aos servidores envolvidos

O governo federal anunciou que irá “ressarcir” os aposentados, vítimas do esquema criminoso de fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), desbaratado nos últimos dias pela Operação Sem Desconto.

Segundo o Ministério da Previdência Social, mais de 4,1 milhões de beneficiários foram afetados por descontos indevidos, aplicados por entidades associativas com a devida conivência de servidores públicos.

O prejuízo estimado ultrapassa 6,3 bilhões de reais, entre 2019 e 2024. Os valores descontados variavam entre 30 reais e 50 reais mensais, o suficiente para passar despercebido para milhões de idosos e pessoas humildes.

Ideia de jerico

E qual a solução do governo para devolver o dinheiro roubado? Criar uma “força-tarefa” para ressarcir os valores descontados irregularmente. Como? Ora, com dinheiro do próprio INSS. Ou seja, o aposentado roubado será ressarcido pelo aposentado roubado. Genial, não?

Por ora, nada de bloqueio de bens dos fraudadores. Nenhuma responsabilização das instituições financeiras que permitiram os saques. Nenhuma punição exemplar aos servidores envolvidos. Apenas o anúncio de que os lesados serão indenizados com recursos do Fundo do Regime Geral da Previdência, que já opera no vermelho.

O plano do Ministério da Previdência é iniciar os ressarcimentos ainda este ano, mas sem previsão de recuperar o dinheiro do esquema, a conta será empurrada, de novo, para quem menos pode: os próprios aposentados que sustentam esse sistema falido, com seus joelhos gastos, remédios parcelados e a esperança perdida.

plugins premium WordPress