A população de Humaitá está convidada a participar de uma reunião técnica organizada pela Amazonas Energia, por solicitação do IBAMA, que irão apresentar os estudos ambientais do projeto de interligação elétrica de Humaitá ao Sistema Interligado Nacional (SIN), a mesma será realizada nesta quinta (8) no município.
Atualmente abastecido por usina térmica a óleo diesel, o município de Humaitá passará a contar com uma fonte de energia mais limpa, segura e contínua, a partir da construção de uma linha de transmissão com 210
quilômetros de extensão.
Para Rafael Amorim que é o coordenador da empresa que será responsável pelas obras, destacou que essas reuniões são de muita importância para que todos os interesses sejam atendidos e onde a população pode ser ouvida.
“Esperamos que a população de Humaitá comparecer para que possamos debater e fazer todos esclarecimentos sobre o projeto que vai melhorar a qualidade de vida de toda população”
O prefeito de Humaitá, Dedei Lobo destacou que essa reunião será a mais importante dos seus quatro mandatos, pois tudo que será debatido são fatos e problemas reais que a população do município está passando. e o mesmo anunciou que nesta quinta (8), será feita uma grande Audiência Pública sobre o Linhão em Humaitá.
“A energia é um grande fator de desenvolvimento da nossa região, e foi isso que nós sempre esperamos, a Linha de Transmissão de Energia e após essa reunião as obras se Deus quiser serão iniciadas”
Projeto
O projeto prevê também a implantação de dois transformadores de 20 MVA cada, que irão garantir a confiabilidade no fornecimento e permitir a expansão do consumo para atender ao crescimento da cidade de Humaitá e o desenvolvimento da região.
Durante as reuniões técnicas, serão apresentados:
• O traçado da linha de transmissão;
• As premissas e conceitos para as liberações fundiárias;
• Os equipamentos e estruturas previstos para a nova subestação de Humaitá;
• Os impactos ambientais e as ações de mitigação e compensação;
• Os ganhos para a qualidade do fornecimento de energia e para o meio ambiente.
A interligação de Humaitá ao SIN representa um passo importante para a modernização do setor elétrico de Humaitá, e a sua participação é essencial para tornar esse processo mais transparente, participativo e alinhado com as necessidades da população.