Após sinalizar que não vai disputar a eleição de 2026, o governador Wilson Lima (União) aparece na frente na disputa para o Senado, segundo pesquisa eleitoral do Instituto de Pesquisa Direto ao Ponto divulgada nesta terça-feira (29).
De acordo com a pesquisa, o governador aparece como segundo colocado com 38% das intenções de voto, ficando atrás apenas do senador Eduardo Braga, que ao que tudo indica, vai tentar a reeleição. Na terceira posição aparece o nome de Alberto Neto com 37%.
O levantamento ouviu 2.002 eleitores, presencialmente, em Manaus e em 15 municípios do interior, abrangendo todas as regiões do estado.
Apesar de estar bem colocado nas pesquisas, Wilson Lima sinalizou que pode finalizar seu mandato à frente do governo estadual e não concorrer nas eleições de 2026.
Durante inauguração de uma obra na última sexta-feira (25), o governador indicou permanecer no cargo: “Eu vou cumprir minha missão até o final. o meu compromisso não deveria ser outro”.
O nome de Wilson Lima vem sendo cogitado nos bastidores da política amazonense para disputar o Senado pelo estado nas eleições gerais do próximo ano.
Em paralelo, no mesmo dia que sinalizou não disputar o pleito, o senador Omar Aziz realizou um evento para oficializar sua pré-candidatura ao governo do Amazonas.
A menos de dois anos das eleições, as peças do tabuleiro da política no estado vão se posicionando, costurando alianças e uniões de olho em 2026.
Metodologia da pesquisa
O levantamento ouviu 2.002 eleitores, presencialmente, em Manaus e em 15 municípios do interior, abrangendo todas as regiões do estado.
Foram testados seis nomes para o Senado. Lembrando que, na eleição, o eleitor poderá votar duas vezes — ou seja, escolher dois candidatos.
Nos resultados gerais:
Eduardo Braga lidera com 44% das intenções de voto.
Wilson Lima vem em seguida, com 38%.
Capitão Alberto Neto aparece logo depois com 37%.
Plínio Valério registra 18%.
Marcelo Ramos tem 16%.
Marcos Rotta aparece com 12%.
Branco/Nulo: 19%
Não souberam ou não responderam: 16%
Braga lidera a corrida, mas Wilson Lima e Capitão Alberto Neto, que estão tecnicamente empatados, seguem próximos de Eduardo.
A diferença é de apenas 6 pontos entre Braga e Wilson, e de 7 pontos entre Braga e Alberto Neto.
Recorte regional:
Em Manaus, Capitão Alberto Neto lidera com 41%.
No interior, há um empate técnico entre Eduardo Braga (54%) e Wilson Lima (50%).
Rejeição:
Marcelo Ramos é o mais rejeitado: 48% dos eleitores dizem que não votariam nele de jeito nenhum.
Capitão Alberto Neto é o menos rejeitado entre os nomes testados, com 29%.
Curva de conhecimento:
29% dos eleitores dizem que não conhecem ou conhecem pouco Marcos Rotta.
28% afirmam o mesmo sobre Plínio Valério.