Nesta quinta-feira (1), o site Ghacks divulgou um novo e muito aguardado recurso do Windows 11, o vindouro sistema operacional da Microsoft. A mudança, encontrada durante a realização de testes, possibilita que usuários tenham uma estimativa do tempo necessário até o computador reiniciar após uma atualização.
Em detalhes, a mudança pode ser vista diretamente no Windows Update e é sinalizada por meio de um pequeno ícone, seguido do tempo estimado para concluir a atualização. Além disso, a ferramenta em si está mais eficiente, com downloads menos frequentes e mais relevantes para os usuários.
Segundo o Ghacks, os testes do Windows Update revelaram que a ferramenta realizou a atualização dentro do prazo estimado, porém, muito mais rápido do que o previsto. O tempo total para a conclusão do processo foi de 1 minuto e 10 segundos, significativamente menor que a previsão anterior de 5 minutos.
Nova interface do Windows Update, no Windows 11. (Fonte: Ghacks via Digital Trends / Reprodução)
A mudança na abordagem da Microsoft de não apenas oferecer uma prévia de conclusão para as atualizações, mas também oferecê-la com um “prazo extra” para não desapontar os usuários é bastante expressiva, especialmente ao considerar o histórico da empresa com o programa.
Anteriormente, o Windows Update era criticado pelo excesso de atualizações pouco significativas, que atrasavam a inicialização do sistema e frequentemente causavam erros inesperados nos programas já instalados. Felizmente, parece que Microsoft ouviu seus usuários.
Mais otimizações
Para completar, a gigante de Redmond confirmou que o Windows 11 receberá atualizações anuais, como ocorre no MacOS. A decisão permitirá que os desenvolvedores da plataforma tenham mais tempo para corrigir problemas, melhorando a experiência final do usuário. A empresa ainda afirma que o novo sistema operacional será 40% menor que seu predecessor, agilizando também o processo de download.
O Windows 11 está disponível para usuários do programa Insider, ainda em sua versão de testes. Seu lançamento oficial deve ocorrer em breve, durante os próximos meses.
Com informações de Tecmundo