Menu

Corinthians intensifica conversas com Tite e marca reunião

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Treinador pausa negociação com time árabe para ouvir dirigentes do clube do qual é ídolo; desfecho deve acontecer nesta semana

O Corinthians definiu que Adenor Leonardo Bachi, o Tite, será a prioridade para substituir Ramón Díaz, demitido na semana passada. Fracassada a negociação com Dorival Júnior, o clube paulista não tem outro nome em mente senão o do treinador mais vitoriosa de sua história.

O diretor Fabinho Soldado procurou Gilmar Veloz, empresário de Tite, no domingo, para fazer uma consulta. Ao contrário do que fizera com Santos e outros times, o treinador se animou e avisou seu agente que toparia negociar. Por isso, resolveu pausar a negociação com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, com o qual conversava há dias para ser o provável substituto de Jorge Jesus quando o português deixar o cargo, no segundo semestre.

Sem as propostas esperadas da Europa, Tite entendia ser positivo uma jornada na Arábia Saudita, cuja liga está em ascensão, turbinada com pelos bilhões do PIF, fundo de investimento do governo. Ele, aliás, não acertou por detalhes com o Al-Hilal em 2023, antes de assumir o Flamengo. No entanto, o Corinthians apareceu e tudo mudou.

O técnico gaúcho de 63 anos disse ao seu agente que está disposto a ouvir os dirigentes do Corinthians e dará prioridade ao clube do qual se tornou ídolo, ainda que a relação com a torcida tenha azedado depois de escolher o Flamengo há dois anos.

As primeiras conversas foram positivas. E, nesta terça, uma nova reunião pode significar o avanço na negociação. No Corinthians, o assunto é tratado com cautela por ora, mas também com certo otimismo depois da sinalização de Tite de que comandar o clube pela quarta vez está nos seus planos. É esperado que exista um desfecho nesta semana.

O treinador gostou da mobilização da parte da torcida que decidiu relevar as mágoas do passado e se alegrou com a possibilidade de o gaúcho voltar depois de nove anos. O ex-treinador da seleção brasileira é visto internamente como o nome ideal em todos os aspectos – técnicos, táticos e de gestão de grupo – para levar o Corinthians ao menos a um título das três competições que disputa.

Em 2016, ele deixou o clube para a treinar a seleção brasileira. Foram seis anos e meio no comando do Brasil. Depois, Tite treinou apenas mais um time, o Flamengo, sem o sucesso esperado, até ser demitido em setembro do ano passado.

O Corinthians foi comandado interinamente pelo treinador do Sub-20, Orlando Ribeiro, na vitória sobre o Sport por 2 a 1 pelo Brasileirão. Se ainda não tiver definição e regularização de um novo profissional até a próxima quinta-feira, será Ribeiro o responsável por orientar o time diante do Racing de Montevidéu, na Neo Química Arena.

Tite é o técnico mais vitorioso da história do Corinthians
Tite é o técnico mais vitorioso da história do Corinthians Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Os número de Tite no Corinthians

  • 378 jogos;
  • 196 vitórias;
  • 110 empates;
  • 72 derrotas;
  • 62% de aproveitamento;
  • 6 títulos (Libertadores, Mundial, Paulistão, Recopa e 2 Campeonatos Brasileiro).