Menu

“Estelionato eleitoral”, diz vereador sobre David Almeida retirar cobradores

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Prefeito vem declarando retirada dos profissionais, contrariando suas próprias promessas

Em meio à greve dos cobradores do transporte público em Manaus, um vereador de oposição classificou como “estelionato eleitoral” a atitude de David Almeida em relação à retirada dos profissionais de seus postos de trabalho. A declaração foi feita na manhã desta terça-feira (15), na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Segundo o parlamentar, o prefeito afirmou, durante a campanha eleitoral, que não iria mexer nos cobradores. No entanto, após ser reeleito, mudou seu discurso e já sinalizou publicamente a intenção de retirar o emprego desses profissionais.

“Na campanha, o prefeito disse que não iria mexer nos cobradores e ele não cumpriu e age mais uma vez para prejudicar a classe trabalhadora e a sociedade. A retirada dos cobradores dos seus postos de trabalho é algo inadmissível porque pais de família poderão perder seus empregos. É hora da população perceber quem de fato está sentado naquela cadeira da prefeitura”, afirmou.

Em 2022, o prefeito David Almeida garantiu que o cargo de cobrador de ônibus não seria extinto em Manaus, o que contradiz os acontecimentos da última semana, com a retirada dos trabalhadores do transporte coletivo.

Greve da categoria

Rodoviários que atuam no transporte público de Manaus paralisaram 30% da frota de ônibus que circula na madrugada desta terça-feira (15). A categoria reivindica aumento salarial e a permanência dos trabalhadores em seus postos de trabalho. A greve ocorre após algumas empresas de transporte público colocarem em circulação novos ônibus sem o assento destinado aos profissionais.

Vereadores criticam demissão de cobradores

Vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) saíram em defesa da categoria e destacaram o descumprimento da lei que garante o emprego dos profissionais por parte de algumas empresas.

Durante sessão plenária na manhã desta segunda-feira (14), o vereador Jaildo Oliveira (PV), representante da categoria, afirmou que a Lei nº 2.923, de 28 de junho de 2022, não estaria sendo cumprida por algumas empresas de transporte.

Outro parlamentar que também saiu em defesa dos cobradores foi o vereador Zé Ricardo (PT). Seguindo a linha do seu colega de Casa, ele afirma que algumas empresas do transporte público em Manaus estão descumprindo a legislação vigente. Além disso, ressaltou que tal medida pode resultar na demissão de milhares de pessoas.