Menu

Hospital divulga novo boletim médico de Bolsonaro após cirurgia e revela quadro grave; confira

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Ex-presidente passou por longa cirurgia para corrigir problemas intestinais

O novo boletim médico sobre o estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi divulgado nesta segunda-feira (14) e aponta que ele segue na unidade de terapia intensiva (UTI) por causa de um pós-operatório delicado. O estado de saúde dele é estável. Segundo o Hospital DF Star, em Brasília, onde aconteceu a operação, Bolsonaro já sentia muitas dores, o que fez a equipe optar pelo procedimento.

“Cirurgia extremamente complexa. Tinha muita aderência (no intestino), mas o resultado foi excelente”, disse Leandro Echenique, médico cardiologista. “Não houve complicação, e todas as medidas preventivas serão tomadas”, completou.

De acordo com o médico-chefe da equipe cirúrgica, Claudio Birolini, o pós-operatório deve ser prolongado. “Eu já tinham em mente que seria um procedimento bastante complexo. O intestino dele estava bastante sofrido, o que leva a crer que ele já estava com esse quadro há alguns meses”, explicou.

“Era um abdome hostil, múltiplas cirurgias prévias. Aderências causando um quadro de obstrução intestinal e uma parede abdominal bastante danificada em função da facada, das cirurgias prévias. Isso já antecipava que seria um procedimento bastante complexo e trabalhoso”, acrescentou o especialista.

Ao todo, a cirurgia durou 12 horas. A intervenção foi necessária para tratar uma “suboclusão intestinal” – uma obstrução parcial do intestino causada por aderências formadas após múltiplas cirurgias anteriores, em decorrência da facada sofrida por Bolsonaro na campanha presidencial de 2018.

plugins premium WordPress