Após os três apagões em Manaus e região metropolitana em menos de um mês, o diretor-presidente da Amazonas Energia foi convidado para dar explicações sobre a falta de energia na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
O pedido foi aprovado pelos vereadores da Câmara e partiu do vereador Eurico Tavares (PSD). Inicialmente seria uma convocação, no entanto, após conversar com o líder do prefeito na Casa, Eduardo Alfaia (Avante), o autor mudou de posição e preferiu o convite.
“Após conversar com o vereador Alfaia, entendi que a melhor forma seria fazer um convite ao invés da convocação. Então mudei de posição”, disse o autor do pedido.
O pedido foi aprovado pela Câmara e agora o convite será encaminhado ao presidente da concessionária para prestar esclarecimentos na Casa. Diferente da convocação, por se tratar de um convite, ele pode recusar o pedido.
Na semana passada, o vereador Eurico Tavares entrou com uma representação no Ministério Público do Amazonas (MP-AM) solicitando esclarecimentos e denunciando a concessionária de energia pelo péssimo fornecimento de energia da empresa.
Histórico de apagões
Na última quarta-feira (2) , Manaus e região metropolitana sofreram o terceiro apagão em menos de um mês. Pela primeira vez neste período, a interrupção no fornecimento de energia afetou todo o Amazonas, segundo informou a concessionária em nota.
No dia 27 de março, a capital e municípios próximos enfrentarem outro blecaute. Na ocasião, uma falha na linha de transmissão de 230 kV Lechuga-Manaus deixou várias áreas sem energia.
No dia 7 de março, uma falha na linha de 500 kV Jurupari-Silves também causou um apagão generalizado, afetando não apenas Manaus mas municípios da região metropolitana e outras cidades do interior. Em alguns pontos, a energia foi totalmente restabelecida somente após mais de seis horas.