A Polícia Civil cumpriu nesta quarta-feira ( 30), doi mandados de busca e apreensão contra os servidores públicos, Carlos Antônio Pereira de Souza, de 58 anos, e Andrew Robson Neves Mendonça, 38. Ambos são suspeitos de envolvimento no roubo de 268 equipamentos e objetos pertencentes à Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa).
De acordo com o delegado Guilherme Torres, câmeras de segurança do órgão gravaram a ação da dupla: “Verificamos momentos, através de circuitos internos de vários dias e de condutas que foram repetidas, dois servidores subtraindo itens, ao todo 268. O Andrew e o Carlos possuíam cargos de confiança e tinham certa autonomia. Em determinado momento, aparece o servidor Andrew virando a câmera, apareceu um pedaço do rosto dele. Nesse momento, o Carlos encosta com o veículo e aí a gente perde as imagens, provavelmente ele coloca todos os equipamentos dentro deste veículos, logo em seguida, eles viram a câmera e voltam a filmar”.
Entre os objetos roubados por eles estão ar-condicionado, material de manutenção, material odontológico, aparelhos esfigmomanômetros, estetoscópios, televisores, material de limpeza, bebedouro, material de escritório e cadeiras.
A dupla chegou a simular que o local havia sido assaltado e fez um boletim de ocorrência na delegacia, a fim de não levantar suspeitas como explica Torres:
“Tudo isso foi tentado sem encoberto através de uma suposta invasão que teve. Aparece a imagem de um elemento passando por dentro do Distrito e a partir daí, os dois fizeram o boletim de ocorrência onde relataram a subtração de vários objetos”.
A PC foi acionada pela própria Prefeitura, que desconfiou da versão. Os investigadores acreditam que além de Carlos e Andrew, outras pessoas podem estar envolvidas no crime.
Os servidoree foram exonerados e devem responder a processos criminais e administrativos.