A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai monitorar a segurança sanitária dos eventos de Carnaval 2025 na capital amazonense.
A programação contempla ações no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho, o sambódromo de Manaus, localizado no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste da cidade, onde os fiscais da Visa Manaus vão atuar nos dias de desfiles das escolas de samba, que neste ano acontecem de 28/2 a 1º/3. Outros eventos marcados para o espaço cultural também serão monitorados pela Vigilância Sanitária, como o Bloco das Piranhas, marcado para o próximo domingo, 2/3; e o Galo de Manaus, na próxima terça-feira, 4/3.
Além das festividades no sambódromo, a equipe da Visa Manaus também estará presente nas ações da Central Integrada de Fiscalização (CIF), colegiado que reúne diversos órgãos das esferas municipal e estadual, para fiscalizar as festas de rua pela cidade.
No último fim de semana, dias 22 e 23/2, a Visa Manaus, atuando junto à CIF, autuou quatro eventos de Carnaval de rua que foram realizados sem autorização da prefeitura. Os organizadores dessas festas irão responder a Processo Administrativo Sanitário (PAS), que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFMs), cujo valor unitário atual é de R$ 145,37, sem prejuízo de outras sanções.
“A Prefeitura de Manaus reforça, mais uma vez, seu compromisso com a segurança sanitária da população. Mobilizamos as equipes de três das nossas gerências – Vigilância de Alimentos, Vigilância de Serviços e Engenharia Sanitária – para prevenir ameaças à saúde, quer estas venham de alimentos e bebidas estragados, mal acondicionados ou manipulados de forma irregular, quer sejam decorrentes de eventos realizados sem qualquer preocupação com uma infraestrutura básica”, afirma o diretor da Visa Manaus, Isaac Tayah.
Atuação
A Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali) está encarregada de fiscalizar os pontos de venda de alimentos e bebidas dentro do sambódromo e nos blocos de rua, para verificar o cumprimento dos padrões de higiene, armazenamento e manuseio dos produtos que são ofertados ao público.
Já à Gerência de Vigilância de Serviços (Gevser) cabem as inspeções nas ambulâncias e demais equipamentos e instalações de saúde disponibilizados no sambódromo e nas festas de rua. Padrões de qualidade, higiene e quantitativos dos itens necessários à oferta plena dos serviços de saúde são alguns dos elementos verificados pelos fiscais.
A Gerência de Engenharia Sanitária (Gengs), por sua vez, verifica o atendimento dos protocolos sanitários nos eventos de Carnaval, como as condições dos banheiros, da rede elétrica, das saídas de emergência, dentre outros.
Reunião
Nesta terça-feira, 25/2, a Visa Manaus participou de uma reunião com representantes da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM), para alinhar ações de reforço da segurança sanitária em Manaus.
“Dando continuidade à nossa agenda de encontros com instituições do poder público para discutir apoios e ações conjuntas, tivemos a honra de fortalecer nosso diálogo com a FVS, para esclarecer dúvidas e alinhar estratégias de modo a levar ainda mais ações de monitoramento sobre os produtos e serviços consumidos pela população de Manaus”, destaca o diretor da Vigilância municipal, que participou do encontro acompanhado pela assessora Maria do Carmo Leão e pelo gerente de Vigilância de Serviços da Visa Manaus, Jorge Carneiro.
Entre os temas debatidos, destacou-se a aprovação do Projeto Básico de Arquitetura (PBA), documento necessário ao licenciamento de espaços para oferta de diversos serviços na cidade, e que possui pontos de análise específicos por parte da Visa Manaus e da FVS.
A regulação de grandes eventos na cidade, a criação de uma agenda regulatória conjunta entre os dois órgãos e a revisão da classificação de risco de estabelecimentos, entre outros temas, também compuseram a pauta da reunião.
A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail [email protected].