Celulares são aparelhos caros, mas o prejuízo de perdê-los vai além dos preços em loja. Aplicativos bancários, fotos, e-mails, contatos e outras informações guardadas neles podem ser de grande proveito para criminosos extorquirem as vítimas, aplicarem golpes em terceiros e aumentarem seus ganhos. Para impedir essas ações, a TIM distribuirá, nesta terça-feira (dia 25), gratuitamente, broches tecnológicos que bloqueiam smartphones se os celulares foram afastados de seus donos.
— As pessoas têm tudo em seu celular: fotos, documentos importantes, acesso a conta bancária… Perder o smartphone é uma grande dor de cabeça, que junta o prejuízo financeiro com a insegurança de ter os dados expostos. A ideia é minimizar esse impacto negativo com uma solução que ajuda a evitar golpes e reduz prejuízos — explica a diretora de Comunicação e Marca da TIM, Camila Ribeiro: —É uma solução inédita no Brasil e que busca oferecer mais tranquilidade ao público em momentos de lazer, especialmente em grandes eventos.
Os broches poderão ser retirados por clientes de qualquer operadora, na Barra da Tijuca, no shopping New York City Center (Avenida das Américas 5.000), na Barra da Tijuca, a partir das 13h. Para funcionar, o TIM Block Pin deve ser conectado ao smartphone, seja Android ou iOS, por meio de um aplicativo baixado gratuitamente. Caso o aparelho seja afastado por dez metros, um alarme sonoro é acionado nos dois dispositivos, e a tela do smartphone é automaticamente bloqueada, impedindo o acesso aos aplicativos e outros dados importantes do usuário.
No Rio, também haverá distribuição em blocos de rua e no Nosso Camarote, na Marquês de Sapucaí. A operadora também fará ações em Salvador, na Bahia.
Foi na capital baiana, aliás, que a TIM lançou a tecnologia, durante o Festival de Verão Salvador, no fim de janeiro.
— Foi um grande sucesso. Fizemos uma distribuição de 300 dispositivos, e o retorno do público foi muito encorajador para que pudéssemos expandir a ação para o carnaval do Rio de Janeiro e Salvador — lembra Camila Ribeiro.