Menu

No Rio Solimões, Polícia Militar do Amazonas e Polícia Federal apreendem 2 toneladas de entorpecentes e armamento

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Uma lancha e três motores também foram apreendidos, o que resultou em R$ 30,5 milhões de prejuízo ao crime organizado

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da Companhia de Operações Especiais (COE), em ação conjunta com a Polícia Federal do Amazonas (PF/AM), apreendeu duas toneladas de drogas, quatro armas de grosso calibre e munições, em ocorrência registrada neste domingo (23/02), nas proximidades do município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). A operação demandou um prejuízo estimado  de R$ 30,5 milhões ao crime organizado.

Por volta das 23h, após denúncia e informações levantadas pelas equipes de Inteligência da PMAM e da PF/AM, policiais militares da COE realizaram abordagem a uma lancha na altura do rio Solimões. Segundo o comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE) da PMAM, coronel PM Alysson Lima, as informações apontavam que a embarcação teria vindo da fronteira entre Colômbia e Peru.

“Inicialmente, a embarcação começou um intenso tiroteio contra os policiais militares, que revidaram. Os suspeitos pularam no rio e os PMs ainda tentaram fazer a prisão deles, mas devido a escuridão, eles conseguiram se evadir”, explicou.

Ao todo, foram apreendidas duas toneladas de maconha tipo skunk, dois fuzis, duas espingardas de calibre 12, 285 munições de calibre 556 e 12, uma lancha de aproximadamente 10 metros e três motores.

De acordo com o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, nesses dois primeiros meses de 2025, as unidades da corporação têm intensificado suas ações, apresentando bons resultados no registro de apreensões de drogas e armamento.

“Estamos apresentando o resultado de mais uma operação da Polícia Militar do Amazonas. Essa apreensão nos aproxima de quase 5 toneladas apreendidas esse ano, cinco fuzis e duas espingardas calibre 12. Resultado somente no início deste ano, nesse combate intensificado ao crime organizado e narcotráfico nos rios, fazendo essa barreira para que as drogas não cheguem aqui na nossa capital”, afirmou o comandante-geral.

O material apreendido foi apresentado na Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Amazonas (FICCO-AM), na sede da Superintendência da PF Amazonas, localizada no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.

Ações policiais no interior

No dia 24 de janeiro deste ano, policiais militares da COE e a PF/AM apreenderam cerca de 1,4 tonelada de entorpecentes, três fuzis e mais de 1 mil munições. A ação foi registrada no rio Solimões, nas proximidades de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus).

Denúncia

A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.

FOTOS: Vicente Silva/PMAM