A ONG Minha Criança Trans, que atua em defesa de crianças e adolescentes transgênero, se reuniu nesta quinta-feira (13), no Rio de Janeiro, com o representante da Organização dos Estados Americanos (OEA) enviado ao Brasil, Pedro Vaca Villareal. A reunião foi compartilhada nas redes da ONG.
Na postagem, a ONG afirmou ter sido convidada para uma reunião da Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão, órgão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) do qual Vaca é relator.
– O encontro teve como objetivo receber informações relacionadas a liberdade de expressão no Brasil. Lá tivemos a oportunidade de relatar sobre a violência e fomentação do discurso de ódio na tentativa de invisibilizar a nossa pauta e de maneira articulada pautada em liberdade de expressão nos atacar – disse a entidade.
A CIDH ficará no Brasil até esta sexta-feira (14), em uma visita que tem como objetivo “analisar a situação da liberdade de expressão no país”.
Ao longo desta semana, Pedro Vaca encontrou ministros do Supremo Tribunal Federal; políticos da base do governo e da oposição; o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira; e também o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).