Menu

Vídeo mostra indígenas tentando retirar água de embarcação que naufragou no Amazonas

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Naufrágio aconteceu quando um grupo se dirigia para uma reunião de lideranças em Atalaia do Norte. Ao todo, 56 indígenas foram resgatados.

Um novo vídeo divulgado pelo Comando Militar da Amazônia (CMA) mostra indígenas tentando retirar a água de dentro da embarcação que naufragou no Rio Javari, no interior do Amazonas. O acidente aconteceu na quarta-feira (12), quando um grupo se dirigia para uma reunião de lideranças no município de Atalaia do Norte.

Ao todo, 56 indígenas foram resgatados, sendo 24 crianças, 15 mulheres e 17 homens do Vale do Javari. Apesar do susto, o Exército informou que todos estão bem e que alguns deles já começaram a fazer o caminho de volta para casa.

Na imagem, feita por um dos passageiros, é possível ver um grupo de homens dentro da embarcação utilizando baldes para retirar a água. Ainda que tenha naufragado, o barco não chegou a ficar submerso, e foi possível salvar diversos produtos e alimentos levados pelos indígenas, além das bagagens.

“Olha a água como tá ai. Tá furado, parece”, diz uma pessoa se referindo ao casco da embarcação.

A filmagem mostra também um grupo de pessoas aguardando o resgate dentro de uma área de mata. O resgate das vítimas foi realizado por militares da 16ª Brigada de Infantaria de Selva.

O CMA relatou que alguns dos indígenas estavam em estado mais severo de pânico e hipotermia, devido às chuvas e mau tempo, além de dois bebês com febre e tosse.

“[Os indígenas] receberam atendimento emergencial na Seção de Saúde do 1º PEF, subordinado ao Comando de Fronteira Solimões/8º BIS”, informou o CMA.

Todos os resgatados passaram por avaliação médica e receberam cuidados adequados, incluindo alimentação.

Mais de 50 indígenas são resgatados após embarcação que viajavam naufragar no Rio Javari, interior do AM. — Foto: Divulgação/CMA

Mais de 50 indígenas são resgatados após embarcação que viajavam naufragar no Rio Javari, interior do AM. — Foto: Divulgação/CMA