O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) afirmou que foi escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para disputar uma vaga no Senado em 2026 pelo Amazonas. Outro nome que também deverá contar com o apoio do maior líder da direita é o governador Wilson Lima (União). Nas eleições gerais do próximo ano, serão disputadas duas vagas por estado.
Em 2022, Bolsonaro apoiou Coronel Menezes (Progressistas), que perdeu a eleição para Omar Aziz (PSD), senador reeleito com apoio de Lula. O mandato de um senador no Brasil é de oito anos, conforme destacou o Amazonas1.
Com apoio de Bolsonaro, Alberto Neto deve mirar sua terceira eleição para cargos majoritários, após duas derrotas seguidas nas eleições para prefeito de Manaus em 2020 e 2024.
A decisão de lançar Alberto, segundo sua postagem, faz parte de uma estratégia nacional do PL, que pretende lançar candidatos em todos os estados do Brasil, para consolidar uma maioria conservadora no Senado Federal.
A definição teria ocorrido em uma reunião partidária realizada no início de fevereiro, em Brasília, com a presença de diversos parlamentares.
Alberto Neto disse que Bolsonaro o questionou sobre as chances de uma candidatura no Amazonas antes de confirmar seu nome.
“Eu cheguei com ele. A primeira pergunta que ele me fez foi: ‘Temos chance de disputar o Senado em 2026 lá no Amazonas?’. E eu respondi: ‘Temos chance’. Então ele disse: ‘Tá batido o martelo, você é meu candidato ao Senado em 2026’”,
Entretanto, até o momento, Bolsonaro não confirmou o nome que irá apoiar.
Atualmente, as vagas são ocupadas por Plínio Valério (PSDB) e Eduardo Braga (MDB), eleitos em 2018, e que irão concorrer à reeleição.
*Com informações foconofato