Na mesma semana que confirmou o aumento da passagem de ônibus, veio à tona a autorização do prefeito David Almeida (Avante) permitindo a concessionária Águas de Manaus aumentar a tarifa da conta de água em 12,32%. O novo reajuste já estaria sendo cobrado desde o início de 2025, mas a notícia ganhou destaque essa semana.
O assunto ganhou repercussão após o vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) se pronunciar em suas redes sociais, afirmando que o reajuste foi realizado sem transparência, sem aviso ao consumidor e que foram necessárias horas de investigação para descobrir o acréscimo na tarifa.
“Tome marretada na cabeça do cidadão manauara! Na surdina e sem nenhuma transparência, a Prefeitura de Manaus autorizou a Águas de Manaus a aumentar a sua conta de água em 12,32% sem nenhuma informação a você, cidadão manauara! Desde de janeiro, o reajuste já está sendo cobrado. Só pode ter muita gente lucrando com isso e não é você. Tem um esquema muito pesado aí envolvido”, disparou o parlamentar.
Ele diz que vai ingressar com uma ação na justiça solicitando a suspensão do aumento da tarifa, tendo em vista que não houve aumento no índices de indicadores econômicos.
A concessionária Águas de Manaus se posicionou e argumentou, em nota, que o acréscimo tarifário está previsto no contrato de concessão e que a medida foi aprovada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), responsável por fiscalizar e autorizar o reajuste.