Menu

Débora Menezes pede retorno dos monitores das escolas cívico-militares do Amazonas

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Deputada estadual enfatizou a importância do programa Pecim que atende atualmente sete escolas públicas do estado

A deputada estadual Débora Menezes (PL) fez um apelo, nesta quarta-feira (12), ao governador Wilson Lima (União) para garantir a continuidade do Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares (Pecim) no Amazonas com o retorno dos monitores escolares. Atualmente, sete escolas públicas seguem esse modelo de ensino no estado.

Débora destacou que o programa trouxe resultados positivos, como a redução da evasão escolar e da violência nas comunidades.

“Trabalhei incansavelmente para que o Amazonas encontrasse uma solução jurídica para manter esse modelo de ensino. Agora, precisamos que o governo cumpra esse compromisso. Faço esse apelo ao governador Wilson Lima e à secretária de Educação para que os monitores voltem para as salas de aula, dando um retorno aos pais e alunos dessas unidades”,
afirmou.

Criado em 2019 no governo Bolsonaro, o programa foi encerrado pelo governo Lula em 2023. No entanto, o governador do Amazonas se comprometeu, na época, a mantê-lo no estado. Ano passado, o chefe do poder executivo estadual assinou um decreto, por intervenção da parlamentar, que precisa ser implementado.

“Queremos que o decreto saia do papel e seja efetivado o mais rápido possível, por isso estou aqui cobrando para que esse compromisso seja atendido. A comunidade escolar está aguardando e os pais cobrando o retorno desses monitores”,
finalizou.

Foto: Daniel Nogueira