Menu

Lula critica demora na liberação de pesquisa de petróleo na Foz do Amazonas

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Ibama alega que a estatal não apresentou um plano de segurança adequado para evitar possíveis danos ao bioma

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender, nesta quarta-feira (12), que a Petrobras seja autorizada a pesquisar petróleo na Foz do Rio Amazonas. Ele criticou a demora do Ibama na liberação do processo, chamando a situação de “lenga-lenga”.

“Não é que eu vou mandar explorar, eu quero que seja explorado. Nós temos que pesquisar, ver se tem petróleo”, disse Lula em entrevista à Rádio Diário FM, de Macapá.

“O que não dá é para ficar nesse lenga-lenga. O Ibama é um órgão de governo, parecendo é que é um órgão contra o governo”, finalizou.

O órgão ambiental alega que a estatal não apresentou um plano de segurança adequado para evitar danos ao bioma amazônico em caso de derramamento de óleo. Lula, por sua vez, afirmou que a exploração pode gerar riqueza para o Brasil e que a Petrobras tem experiência em águas profundas.

A Casa Civil foi acionada para intermediar um diálogo entre o Ibama e a Petrobras na próxima semana. O debate sobre a liberação da pesquisa ganhou força após pressão do senador Davi Alcolumbre (União-AP), novo presidente do Senado.

O Ibama sustenta que segue critérios técnicos e ambientais rigorosos antes de qualquer aprovação.