Karla Sofía Gascón já havia feito história ao ser a primeira atriz transexual a ganhar o prêmio de atriz no Festival de Cannes, na França. Concorrente de Fernanda Torres no Oscar, ela conquistou outro feito inédito ao ser indicada a Melhor Atriz pelo filme “Emília Perez”, seu papel mais importante no cinema até agora.
Karla Sofía Gascón nasceu em Madri, na Espanha, e tem 52 anos. Apesar de espanhola, foi no México que ela construiu sua história como atriz, principalmente na TV. Seu primeiro grande trabalho foi na novela “Corazón salvaje”, em 2009, antes de sua transição de gênero e quando ainda assinava Carlos Gascón.
Foram outros personagens na televisão, como na série “Senhor dos Céus”, no remake de “Rebelde”, de 2022, e também na novela “Llena de amor”.
Karla Sofía, que tem uma filha adolescente, começou seu processo de transição em 2016 na Espanha, aos 45 anos, mas só conseguiu ser reconhecida judicialmente como mulher dois anos depois. Em 2018, ela publicou o livro ” Karsia: uma história extraordinária”, no qual relata sua trajetória.