Menu

IA será utilizada para combater fraudes no INSS

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
A IA será usada inicialmente no processamento de auxílios-doença, mas depois deve ser expandida para os demais benefícios do INSS

O governo brasileiro tem aumentado os esforços de investigação para combater fraudes em benefícios previdenciários nos últimos anos. E agora, as autoridades do país contarão com uma grande ajuda da tecnologia.

A estatal Dataprev finalizou a contratação de uma ferramenta de inteligência artificial, oferecida por uma empresa dos Estados Unidos. A IA será utilizada para analisar os dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e encontrar possíveis irregularidades.

IA vai começar a operar ainda neste ano

  • De acordo com o governo federal, a implementação da ferramenta está em fase de “calibração”, com informações sendo reunidas para serem usadas na análise de dados.
  • A expectativa é que o sistema comece a funcionar ainda no primeiro semestre de 2025.
  • A IA será usada inicialmente no processamento de auxílios-doença, mas depois deve ser expandida para os demais benefícios do Instituto.
  • O custo da contratação da ferramenta foi de cerca de US$ 10 milhões (quase R$ 60 milhões).
  • Apesar deste custo elevado, as autoridades brasileiras acreditam que a inteligência artificial ajudará a economizar milhões em recursos públicos que hoje são destinados para pessoas que não têm direito de receber os benefícios.
Cibersegurança e Inteligência Artificial (IA)
Objetivo é usar a ferramenta para encontrar irregularidades na prestação dos benefícios (Imagem: MUNGKHOOD STUDIO/Shutterstock)

Tentativa de corte de gastos pelo governo

O INSS já havia manifestado seu desejo de contratar um sistema de IA para combater fraudes em benefícios. Nos últimos anos, foi verificado um aumento no número de concessões de auxílio-doença e Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Estas liberações elevaram gastos públicos, fazendo com que o governo promovesse um verdadeiro pente-fino dos benefícios. Esta revisão até mesmo foi incluída na conta do pacote de corte de gastos da gestão do presidente Lula.

Ao mesmo tempo, as regras para a concessão dos benefícios se tornaram mais rígidas. Agora, a inteligência artificial deve contribuir para a fiscalização e combate à fraude, retirando da folha de pagamentos beneficiários irregulares.

plugins premium WordPress