A cerimônia de posse do presidente e vice-presidente eleitos dos EUA, Donald Trump e J. D. Vance, marcada para esta segunda-feira (20), deve contar com chefes e representantes enviados de diversos países, além de celebridades do setor privado nacional e internacional e simpatizantes políticos da direita.
Ao reunir tantas personalidades, o evento ganha um caráter inédito pela presença de uma extensa lista.
Líderes mundiais
Em uma tentativa de aproximação, o alto escalão presente na posse de Donald Trump conta com o vice-presidente da China, Han Zheng, representando o governo Chinês, como um ato simbólico nas relações bilaterais das duas potências. O convite foi feito pelo próprio Trump ao líder da China Xi Jinping, com quem tem um histórico de divergências.
O presidente da Argentina, Javier Milei, já se encontra nos EUA para o evento de posse presidencial. Ele se autodeclara admirador do trabalho realizado pelo republicano.
Um outro destaque de presença confirmada é a da primeira- ministra da Itália, Giorgia Meloni. A primeira-ministra representa a pouca parcela de representantes da Europa na posse de Trump.
Na lista de convidados também estão confirmados Daniel Noboa, presidente do Equador; Subrahmanyam Jaishankar, ministro das Relações Exteriores da India, além de Takeshi Iwaya, ministro das Relações Exteriores do Japão.
Edmundo Gonzaléz, da Venezuela, também foi convidado. Ele concorreu as eleições com Nicolás Maduro, que se autodeclarou eleito na última eleição, em 2024. Os EUA foram um dos países que reconheceram Gonzaléz eleito pelo povo venezuelano.
Até a posse de Joe Biden, em 2021, apenas embaixadores e líderes das missões diplomáticas tinham a tradição de comparecerem ao evento que marca a chegada de um presidente eleito a Casa Branca.
Big Techs
CEOs de big techs também estão entre os convidados da posse desta segunda-feira (20). Além de Elon Musk, proprietário da Tesla, do SpaceX e da rede social X que se tornou um grande aliado de Donald Trump, Jeff Bezos (Amazon), Tim Cook (Apple), Sundar Pichai (Google) e Sam Altman (OpenAI) devem estar presentes na cerimônia.
Mark Zuckerberg, da Meta, empresa que monitora Whatsapp e o Instagram, também confirmou presença, assim como o diretor do TikTok, Shou Zi Chew. A empresa chinesa recebeu, neste domingo (19), o apoio de Donald Trump para reverter uma medida da Suprema Corte que previa a finalização dos serviços da rede social nos EUA.
Apoiadores e celebridades
Já na lista de convidados do presidente eleito estão apoiadores como Michelle Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro, representando o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro e a deputada federal pelo Distrito Federal Bia Kicis.
Celebridades como Dana White, presidente do UFC, Amber Rose, modelo e cantora, Megyn Kelly, ex-apresentadora da Fox News também devem comparecer ao momento.
Famosos como os boxeadores e youtubers Jake e Logan Paul, o humorista Theo Von e o influenciados Bryce Hall também devem marcar presença.